O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Biomédico |
Q2236961 Biomedicina - Análises Clínicas
O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, o qual é produzido no pâncreas pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose nas células do organismo para ser aproveitada para as diversas atividades celulares. Para a realização do diagnóstico de diabetes, é necessária a demonstração da hiperglicemia no sangue do paciente. Sobre a dosagem da glicose plasmática, analise as alternativas abaixo:
I. A avaliação dos níveis de glicose é fundamental para confirmação da DM; para tal, existem três principais métodos usados no diagnóstico: a glicemia em jejum, a hemoglobina glicada ou glicosilada e o teste oral de tolerância à glicose.
II. A glicemia em jejum é realizada pela dosagem direta da glicose presente no sangue após 8 horas de jejum, sendo realizada pelo método de aglutinação, no qual as partículas de glicose se aglutinam na presença de um anticorpo específico. Esse exame reflete a glicemia basal do paciente no momento da punção.
III. A hemoglobina glicada (HbA1c) representa a proporção de hemoglobinas ligadas à glicose no sangue. Como esta ligação é irreversível, os valores de HbA1c indicam a média das glicemias durante os últimos 3 meses, que é o tempo de sobrevida das hemácias.

Está(ão) correta(s) 
Alternativas