Veja o grau dos adjetivos nos seguintes itens: I - João é m...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - I, II, III e IV.
A questão aborda o grau dos adjetivos, que é um ponto importante dentro da morfologia da língua portuguesa. Para resolvê-la, é necessário compreender os diferentes tipos de comparativos (de superioridade, inferioridade e igualdade) e o superlativo (absoluto e relativo).
Justificativa da Alternativa Correta:
Item I: "João é menos inteligente que Paulo." - Este é um Comparativo de Inferioridade, pois está comparando a inteligência de João com a de Paulo, indicando que João tem menos inteligência.
Item II: "O Sul é mais frio que o Norte." - Este é um Comparativo de Superioridade, pois compara a temperatura do Sul com a do Norte, indicando que o Sul é mais frio.
Item III: "Sorrir é tão necessário quanto viver." - Este é um Comparativo de Igualdade, pois indica que sorrir é necessário na mesma medida que viver.
Item IV: "Este suco está geladíssimo." - Este é um Superlativo Absoluto Sintético, pois utiliza o sufixo "-íssimo" para intensificar a qualidade do adjetivo "gelado".
Todos esses itens foram corretamente identificados nos seus respectivos graus dos adjetivos, o que justifica a alternativa A como correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
Item V: "Aquele ator é muito antipático." - Este não é um comparativo de superioridade, mas sim um grau normal do adjetivo com intensificação, utilizando o advérbio "muito". O erro na classificação deste item torna as alternativas B, C e D incorretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
V- Não é comparativo é SUPERLATIVO RELATIVO DE SUPERIORIDADE
GAB:A
V - Relativo absoluto na forma analítica.
I - João é menos inteligente que Paulo. (Comparativo de inferioridade). (CORRETO) OBS. Correto, comparando João com Paulo, logo os dois pode ser inteligente, mas Paulo é mais.
II - O Sul é mais frio que o Norte. (Comparativo de superioridade). (CORRETO) OBS. O Sul e o norte teve foi comparado, em questão quem é mais frio que o outro, nesse caso é o Sul.
III - Sorrir é tão necessário quanto viver. (Comparativo de igualdade). (CORRETO) OBS. O sorrir foi comparado, em questão de igualdade, com a questão de viver.
IV - Este suco está geladíssimo. (Superlativo absoluto sintético). (CORRETO) OBS. "Absoluto" quando não é relacionado a alguma coisa. "Sintético" quando na palavra tem com um sufixo indicando uma intensidade. "Analítico" quando vem uma palavra acompanhando e intensificando, sem a precisão do sufixo. EX: Este suco está geladíssimo ou Este suco está muito gelado.
V - Aquele ator é muito antipático. (Comparativo de superioridade). (ERRADO) OBS. Não existe uma comparação, pois está na forma Analítica, sem o sufixo.
Gabarito: A
V-
O grau superlativo
Superlativo Absoluto ->
De forma analítica (superlativo absoluto analítico): é obtido com o emprego de um advérbio de intensidade anteposto ao adjetivo. Geralmente se empregam os advérbios “muito, mui, bastante, muitíssimo, excessivamente, exageradamente”.
De forma sintética (superlativo absoluto sintético): é obtido com o emprego dos sufixos “-íssimo”, “-imo” ou “-érrimo” ao adjetivo.
Fonte: RODRIGO BEZERRA, NOVA GRAMÁTICA DA LINGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS.
v - superlativo absoluto analítico
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo