O sangramento durante a gravidez precoce é alarmante para a ...
O sangramento durante a gravidez precoce é alarmante para a mulher e de preocupação para a equipe de saúde. Os distúrbios comuns de sangramento na gravidez precoce incluem aborto espontâneo, dilatação prematura do colo uterino (insuficiência cervical), gravidez ectópica e mola hidatidiforme (gravidez molar). A gravidez que termina como resultado de causas naturais antes de 20 semanas de gestação é definida como aborto espontâneo. A respeito do aborto espontâneo assinale a alternativa CORRETA sobre os tipos de aborto espontâneo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa CORRETA é a C.
Vamos entender melhor o tema abordado e justificar cada alternativa:
O enunciado trata do aborto espontâneo, que é a perda da gestação antes das 20 semanas por causas naturais. É importante conhecer os tipos de aborto espontâneo e suas características para identificar corretamente cada um e fornecer o cuidado adequado à paciente.
Alternativa C:
No aborto completo, todo o conteúdo uterino é expulso. A quantidade de sangramento é geralmente leve após a expulsão completa e, como medida de precaução, pode-se realizar uma curetagem ou sucção para garantir que não restem tecidos retidos, prevenindo complicações como infecções. Por isso, essa alternativa está correta.
Alternativa A:
Essa alternativa não está correta porque não é verdade que todos os tipos de aborto espontâneo podem levar à infecção. A ameaça de aborto, por exemplo, não envolve a expulsão de tecido e, portanto, não tem o mesmo risco de infecção que os outros tipos de aborto onde há retenção de produtos da concepção.
Alternativa B:
Na ameaça de aborto, o sangramento é geralmente leve e não moderado. Além disso, a presença de cólicas uterinas pode variar, mas não tende a ser severa. Portanto, essa alternativa contém informações incorretas.
Alternativa D:
No aborto incompleto, há expulsão parcial do conteúdo uterino, o que significa que há eliminação de tecido. A cólica uterina pode ser severa devido à tentativa do útero de expulsar os produtos restantes da concepção, mas não é correto afirmar que não há eliminação de tecido.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aborto séptico
É uma infecção do útero que pode ocorrer após um aborto espontâneo, quando algum fragmento do feto ou da placenta permanece no útero. O aborto séptico pode ser fatal e os sintomas costumam surgir entre 24 e 48 horas após o aborto. Os sintomas incluem calafrios, febre, secreção vaginal, frequência cardíaca acelerada e sangramento vaginal.
Aborto espontâneo recorrente
A causa de abortos espontâneos recorrentes não pode ser determinada em até 50% das mulheres.
Anomalias cromossômicas
Anomalias cromossômicas em um feto podem ser a causa de 50% dos abortos espontâneos.
Aborto retido
O aborto retido é quando o embrião ou feto morre, mas permanece no útero
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo