Atenção à concordância verbo-nominal: I. Procuram-se ainda ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719127 Português
Atenção à concordância verbo-nominal: I. Procuram-se ainda no Mar Mediterrâneo, segundo fontes oficiais, mais destroços do avião desaparecido. II. Vendem-se máquinas e caminhões agrícolas com grandes descontos. III. Tratam-se de questões extremamente político-partidárias. IV. Acredita-se em bruxas, fantasmas e extraterrestres. V. Finalizou-se, com grande êxito e presença de público, as reuniões da Câmara de Vereadores sobre urbanismo e modernidade. Agora, identifique a alternativa que analisa corretamente os períodos acima: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

se alguém puder ajudar, qual é o erro da III ??

Elizabete, tratar  é v.t.i, e quando acompanhado do índice de indeterminação se, temos uma oração com sujeito indeterminado. Portanto, o verbo tem de estar no singular.

Confesso que não vi erro na alternativa IV, caso alguém possa esclarecê-la, fico agradecida. Pelo que li, alguns verbos mudam de transitividade quando passam a ter complemento verbal, por exemplo: Acredito em Deus. (VTI – OI) = Acredito que Deus existe. (VTD – OSSOD). Porém, na alternativa em questão, não temos um complemento verbal, logo não há erro. Essa informação postada foi retirada da Gramática para Concursos Públicos, do Fernando Pestana.

Elizabete, acho que a III

III. Tratam-se de questões extremamente político-partidárias.

não seria no plural por causa da transitividade VTI(IIS), portanto, ficando no sing.

posso esta errado mais penso assim até q mostrem q esteja errado rs

Tentarei resumir uma explanação acerca das funções do ''se''.

Essa pequena partícula pode funcionar como:

 

A) Pronome apassivador

Nesses casos, estará relacionado com VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS ou TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS, estando na voz passiva sintética. Para que possamos reconhecer tal ocorrência, preconiza-se mudar o verbo para a voz passiva analítica. Façamos tal mudança:

 

Ex.: fiscalizam-se várias casas prestes a tombar (voz passiva sintética).

Ex.: são fiscalizadas várias casas prestes a tombar (voz passiva analítica).

 

 

B) Índice de indeterminação do sujeito.

Já nessa circunstância, relacionará com VERBOS INTRANSITIVOS, TRANSITIVOS INDIRETOS ou VERBOS DE LIGAÇÃO. Para que possamos reconhecer tal ocorrência, basta-nos que façamos uma substituição do ''se'' por ''alguém'' ou ''ninguém''. Assim:

 

Ex.: precisa-se de funcionários novos e qualificados (alguém/ninguém precisa de funcionários novos e qualificados).

 

 

Agora, corrijamos as alternativas dessas questão tendo em vista as explicações supracitadas.

 

I. Procuram-se ainda no Mar Mediterrâneo, segundo fontes oficiais, mais destroços do avião desaparecido.

Passemos para a voz passiva analítica: ''São procurados ainda no Mar Mediterrâneo, segundo fontes oficiais, mais destroços do avião desaparecido''. Portanto, está CORRETO.

 

 

II. Vendem-se máquinas e caminhões agrícolas com grandes descontos.

Façamos o mesmo que acima: ''São vendidas máquinas e caminhões agrícolas com grandes descontos''. Portanto, está CORRETO.

 

 

III. Tratam-se de questões extremamente político-partidárias.

Aqui, o verbo ''tratar'' é intransitivo, pois tem sentido de ''versar'', ''ser a razão'', ''a temática''. Podemos reescrever a oração acima desta forma: ''Alguém trata de questões extremamente político-partidárias''. Portanto, está INCORRETO.

 

 

IV. Acredita-se em bruxas, fantasmas e extraterrestres.

Na oração acima, o verbo ''acreditar'' tem sentido de ''crer'', ''ter como crença'', ''aceitar como real'', por isso é verbo transitivo direto. O correto é ''acreditam-se''. Portanto, está INCORRETO.

 

 

V. Finalizou-se, com grande êxito e presença de público, as reuniões da Câmara de Vereadores sobre urbanismo e modernidade.

O verbo ''fiscalizar'' é transitivo direto. Reescrevendo a oração acima passando-a para a voz passiva analítica, temos: ''Foram fiscalizadas (...) as reuniões da Câmara de Vereadores sobre urbanismo e modernidade. Portanto, está INCORRETO.

 

Gabarito A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo