Comandos são instruções que são passadas ao sistema operaci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q341626 Sistemas Operacionais
Comandos são instruções que são passadas ao sistema operacional para executar determinada tarefa. No sistema operacional linux, cada comando tem uma função específca. Acerca do uso dos comandos no Linux, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender a alternativa correta.

Primeiro, a alternativa correta como INCORRETA é a alternativa B. Vamos examinar cada uma das opções para entender o porquê.

A - Ao executar o comando chmod g+r TEXTO.TXT, todos os usuários que pertençam ao mesmo grupo do owner do arquivo terão permissão de leitura.

Esse comando está correto. O comando chmod g+r adiciona permissão de leitura (r) para o grupo (g) ao arquivo TEXTO.TXT. Portanto, todos os usuários pertencentes ao grupo terão permissão de leitura do arquivo.

B - Ao executar na raiz o comando cat-name RESUlTADO, será realizada a operação de busca do arquivo de nome RESULTADO.

Essa alternativa está INCORRETA. O comando cat-name não é um comando válido no Linux para busca de arquivos. O comando cat é utilizado para concatenar e exibir o conteúdo de arquivos, mas o nome do comando deve ser seguido apenas pelo nome do arquivo. Para buscar um arquivo, um comando correto seria find.

C - Caso necessite obter informações dos nomes dos arquivos armazenados em determinado diretório, é suficiente a execução do comando ls –a.

Essa alternativa está correta. O comando ls -a lista todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos ocultos (aqueles que começam com um ponto).

D - No Linux o diretório /etc e seus subdiretórios armazenam arquivos de configuração.

Essa alternativa está correta. Realmente, o diretório /etc no Linux é utilizado para armazenar arquivos de configuração do sistema.

E - Os comandos são case-sensitive, o que significa que as letras maiúsculas e minúsculas são diferenciadas.

Essa alternativa está correta. No Linux, os comandos são case-sensitive. Isso significa que os comandos diferenciam letras maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, ls e LS são considerados comandos diferentes.

Portanto, a alternativa B é a INCORRETA, pois contém um comando inválido.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor a questão e o funcionamento dos comandos no Linux. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b) ERRADO. O comando cat, do sistema operacional, Unix é usado para unir, criar e exibir arquivos. O nome remete a "concatenate" ("concatenar" em inglês).

cat => Mostra o conteúdo de um ficheiro, como o comando type do MS-DOS, e é muito usado também para concatenar ficheiros, como por exemplo fazendo cat.

a.txt b.txt > c.txt” para juntar o ficheiro a.txt e b.txt num único de nome c.txt

ls - Lista o conteúdo de uma directoria, semelhante ao comando dir no MS-DOS.

/etc Arquivos de configuração do sistema. Guarda arquivos e diretórios de configurações que são locais ao computador. Não existem arquivos Binários nesse diretório.

Cat mostra o conteúdo de um determinado arquivo. Para localizar o nome como a questão pediu temos de utilizar o comando Find.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo