Considere uma estrutura de mercado oligopolista, composto po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q24382 Economia
Considere uma estrutura de mercado oligopolista, composto por duas empresas que interagem, estrategicamente, num mercado de produtos homogêneos.

Assuma que a demanda é bem comportada e as estruturas de custos das empresas são iguais, com retornos constantes de escala.

Com relação à implicação sobre a intensidade da concorrência ao se adotar o modelo de concorrência em preço (à la Bertrand) no lugar de concorrência em quantidades (à la Cournot), assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vamos à diferenciação:Bertrand: fixação simultânea de preços.- todas as empresas fixarem um preço idêntico: dividem o mercado.- uma empresa fixa um preço menor: toma conta de todo o mercado.Equilíbrio: cada empresa fixa seu preço de acordo com o comportamento das demais. No limite, elas fixarão um preço tal que ele se iguale ao seu custo marginal. (ou seja, elas caem no "Paradoxo de Bertrand": um mercado oligopolista agindo como sob Concorrência Perfeita).Cournot: fixação simultânea da quantidadeEquilíbrio: firma líder maximiza normalmente o seu lucro (Rmg = Cmg), encontra sua quantidade de equilíbrio e fixa seu preço. As demais firmas (as seguidoras), tomarão conta do mercado restante, também maximizando seus lucros (Rmg = Cmg). Ninguém tomará o mercado de ninguém e todas viverão felizes para sempre.(A) P = cmg ("Paradoxo de Bertrand"), mas a concorrência é muito mais ferrenha via preços do que via quantidade.(B) CORRETO.(C) como visto, oligopólio via preços tem uma concorrência maior do que o oligopólio via quantidade.(D) a concorrência é mais intensa e P = cmg(E) realmente, é mais intensa, mas p = cmg

No oligopólio de Bertrand a competição será via preço, no equilíbrio as firmas  abaixarão seus preços até que P = Cmg (igual a concorrência perfeita) , o que significa que Neste ponto, as empresas terão lucro econômico zero.

Assim, oligopólio de Bertrand é eficiente economicamente, mas a concorrência entre preços é mais intensa, com preços igualando ao custo marginal

O Modelo de Bertrand sugere que as empresas oligopolistas decidam simultaneamente. A única coisa que se decide aqui é o preço. O Modelo de Cournot analisa uma problemática semelhante, mas aplicada às quantidades. Dessa forma, o Modelo de Bertrand considera que as empresas produzem produtos semelhantes (como Cournot) e consideram o preço do concorrente como imutável para determinar qual preço irão praticar. A escolha do valor a ser cobrado pelas duas companhias é feita simultaneamente. Como os produtos são idênticos, a procura se direcionará para o item ofertado pelo estabelecimento com o valor mais baixo. Em suma, não haverá procura pelo produto das organizações com o valor maior do que o custo adicional. O resultado é claro: o preço é o mesmo que o custo marginal. Sem lucro econômico! Ou seja, o Modelo de Bertrand é eficaz, mesmo sendo um oligopólio. As empresas oferecerão o valor mais baixo possível.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo