Leonardo, que exerce função de confiança em determinada repa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465655 Direito Administrativo
Leonardo, que exerce função de confiança em determinada repartição pública, assessorando a Diretoria da unidade, apropriou-se de uma impressora patrimoniada que não estava mais servindo às atividades da Administração, levando-a para sua casa. Passado determinado tempo, a máquina deixou de funcionar, o que motivou o descarte por parte de Leonardo. Persistindo a necessidade de uso, Leonardo tratou de buscar outro aparelho, também patrimoniado, que aparentemente estaria alocado em um armário destinado ao Fundo legalmente destinatário dos bens inservíveis para a Administração. A conduta de Leonardo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Improbidade, regra geral, é toda ação ou omissão desonesta do empregado, que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem.

:p

art. 9 -  enriquecimento ilícito: DOLO

art. 10. lei 8429/92 dano ao erário :  DOLO OU CULPA.

então, mesmo ele agindo de forma não dolosa, trouxe prejuízo ao erário, houve Improbidade Administrativa.

art. 11 - atentam contra os Princípios da Adm pública: DOLO

O ato de apropriar-se de uma impressora, bem da Administração Pública, não seria hipótese de ato de improbidade administrativa que importa em ENRIQUECIMENTO ILÍCITO??

entendo ser a letra "b" a menos errada contudo, no meu sentir, estamos diante de caso de enriquecimento ilícito

art. 9º [...]

XI -  incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimônio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei

A resposta está no caput do artigo 10, que diz: (...que enseje PERDA PATRIMONIAL, desvio, APROPRIAÇÃO...dos BENS ou haveres...).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo