Um administrador de rede projetou uma solução para a conect...
Um administrador de rede projetou uma solução para a conectividade de uma empresa, utilizando 2 Switches (de nível 2) e 2 Hubs, conforme ilustra a Figura abaixo.
O Switch X, com 4 interfaces IEEE 802.3 1000BASE-T, tem sua interface 4 conectada à interface 1 do Switch Y por um enlace de trunk (seguindo o padrão IEEE 802.1Q). O Switch Y, com 24 interfaces IEEE 802.3 1000BASE-T, além da interface que o interliga ao Switch X (pelo enlace de trunk), está sendo utilizado para conectar 23 terminais de usuários (interfaces 2 a 24). Duas das três interfaces restantes do Switch X (interfaces 2 e 3) estão ligadas aos Hubs (Hub W e Hub Z – que operam como repetidores de nível 1), cada qual com 12 interfaces 100BASE-T. A interface restante (interface 1) do Switch X está ligada a um servidor HTTP.
A interface 1 do Switch X foi configurada para pertencer à VLAN 3; já as interfaces 2 e 3 desse mesmo Switch foram configuradas para pertencerem à VLAN 6. No Switch Y, 12 das 23 estações pertencem à VLAN 6, e as 11 restantes pertencem à VLAN 9.
Sem levar em conta o enlace de trunk, o número de domínios
de colisão e de difusão pelos quais as estações se
espalham nesse cenário são, respectivamente:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dominio de Colisão (sem levar em conta o link de trunk)
Switch X = 3
Switch Y = 23
Total = 26
Domínio de Broadcast (Difusão)
Cada VLAN é um Domínio de Broadcast
Temos as seguintes VLANs
VLAN 6
VLAN 9
VLAN 3
No trunk tem a VLAN Nativa (não tageada) mas mandou desconsiderar, logo são 3 DB
Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados
26 e 3
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo