O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utiliza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127682 História
O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utilizado pela historiografia mundial em referência a diferentes processos históricos. Acerca do imperialismo formal no final do século XIX e início do século XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Ao contrário do que aparentava, o imperialismo formal, que caracterizou o final do século XIX, foi uma continuação histórica de processo anterior, que, já em curso na história do Atlântico Sul desde os tempos do mercantilismo, permitia a acumulação capitalista por meio do mercado de escravos e especiarias.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O imperialismo é um termo com múltiplos significados e tem sido usado para descrever diferentes fenômenos históricos. O imperialismo formal do final do século XIX e início do século XX, em particular, tem suas próprias características distintas.

Embora possa parecer um fenômeno novo, o imperialismo formal daquela época foi, de fato, uma extensão de práticas anteriores. Essas práticas remontam ao período do mercantilismo, uma era marcada pela exploração do mercado de escravos e comércio de especiarias no Atlântico Sul, contribuindo para a acumulação de capital.

No entanto, tal assertiva é equivocada quando insinua que o imperialismo formal era simplesmente uma continuação sem alterações dos processos mercantilistas anteriores. As práticas imperialistas do final do século XIX envolviam a expansão direta de territórios e uma forma mais agressiva de controle econômico e político. Isso representa uma mudança significativa em relação ao mercantilismo que operava com base no comércio, mas não necessariamente na dominação territorial direta.

Portanto, qualificar o imperialismo formal como uma mera continuação histórica do mercantilismo é uma generalização incorreta. As dinâmicas de poder e economia envolvidas no imperialismo formal representaram uma evolução e intensificação das estratégias de controle e acumulação de capital.

Resposta Correta: E - errado. O imperialismo formal do final do século XIX não pode ser considerado uma continuação direta do mercantilismo, pois envolveu mudanças substanciais na maneira como as nações buscavam expandir e consolidar seu poder econômico e territorial.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mercantilismo:

É o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. O nome mercantilismo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. Consideravam que a exportação (na linguagem de hoje) é que traria riquezas e vantagens e assim começou uma competição comercial.
Discordo com a colega de cima. O que Smith pregava era o LIBERALISMO. Totalmente diferente do marcantilismo em que o Estado é intervencionista.
Na realidade o Mercantismo foi uma política capitalista adotada já com a prática das grandes navegações.
O foco da questão é a diferença entre imperialismo formal e o imperialismo informal ou neo-imperialismo.

O primeiro é aquele praticado na época das grandes navegações, mercantilismo, onde as nações européias detinhamvo domínio territorial, militar e econômico de suas colonias. Já no imperialismo informal o domínio de uma nação sobre a outra é apenas cultural e econômico.

Um exemplo de imperialismo formal é a colonização do Brasil pelos Portugueses, nos séculos XV, XVI, XVII e parte do Séc. XVIII e de domínio informal é o que os EUA exercem sobre vários países do mundo inteiro ainda nos dias atuais.

__________________________________________

A questão descreve, na realidade, o que viria ser o IMPERIALISMO INFORMAL. Este sim é uma continuação história do processo anterior, ou seja, o Imperialismo formal.
Acredito que a pegadinha está principalmente na associação do mercantilismo a "a acumulação capitalista por meio do mercado de escravos e especiarias".
Concordo com Gislaine, o problema da questão está em relacionar o Mercantilismo (território e economia dominada por estrangeiros europeus, que permitia sim a escravidão), que seria sim um tipo de "imperialismo formal" com o Imperialismo Formal praticado no século XIX, após o fim da escravidão. Lembremos que Portugal foi pioneiro na Abolição da Escravidão em Portugal e suas colônias asiáticas desde 1761 com o Marques de Pombal, só continuando a escravidão nas colônias portuguesas da América Latina. A Inglaterra em 1834 (Slavery Abolition Act) aboliu a escravidão em suas colonias de forma efetiva, sendo que desde o século anterior já se vinha tentando, portanto, falar de escravidão no colonialismo do final do século XIX é errado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo