A Prefeitura Municipal de Capim Doce adotou o modelo de gove...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A governança não possui natureza política e sim de gestão. A natureza política é aspecto da governabilidade. Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.
Em relação ao estabelecimento de um sistema com poderes de decisão balanceados e funções críticas destacadas, vejamos as alternativas:
A) Avaliação de políticas públicas transversais, bem como estabelecimento de mecanismos de atuação conjunta.
Errado. Os efeitos positivos de uma política pública transversal bem como estabelecimento de mecanismos de atuação conjunta na gestão pública, necessitam de uma forte ação política da sociedade civil organizada, de forma, a unir interesses na resolução de demandas contidas nos diversos setores da Administração Pública.
B) Avaliação do desempenho dos membros da alta administração, bem como transparência no processo de seleção dos membros da alta administração.
Errado. A avaliação de desempenho e a seleção de membros da alta administração são relacionados com a gestão por competências, com intuito de otimizar as atividades da entidade.
C) Estabelecimento de um modelo de gestão que considere aspectos como transparência e envolvimento das partes interessadas, bem como estabelecimento de estratégias.
Errado. A transparência e as estratégias são atividades relacionadas aos programas de integridade e à alta administração, respectivamente.
D) Estabelecimento das instâncias internas de governança, bem como o balanceamento de poder e a segregação de funções.
Certo. Um sistema de governança com instâncias internas de governança estabelecidas são responsáveis por definir ou avaliar a estratégia e as políticas, garantindo que elas atendam ao interesse público, bem como monitorar a conformidade e o desempenho destas, devendo agir nos casos em que desvios forem identificados. O balanceamento de poder e a segregação de funções evita conflitos de interesses, sendo necessário repartir funções entre os servidores para que não exerçam atividades incompatíveis, como executar e fiscalizar uma mesma atividade.
Gabarito do Professor: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pessoal, essa questão foi formulada com base no documento do TCU intitulado "10 passos para a boa governança"
A questão se refere ao Passo 03
PASSO 03: Estabeleça sistema de governança com poderes de decisão balanceados e funções críticas segregadas.
Sistema de governança é o modo como os diversos atores se organizam, interagem e procedem para obter boa governança. Compreende as instâncias internas e externas de governança, fluxo de informações, processos de trabalho e atividades relacionadas a avaliação, direcionamento e monitoramento. O alcance de uma boa governança depende fundamentalmente da definição e implantação de um sistema de governança ao mesmo tempo simples e robusto, com poderes de decisão balanceados e funções críticas segregadas.
GABARITO: LETRA C
Gabarito: D
LETRA D).
Trata-se dos "10 PASSOS PARA A BOA GOVERNANÇA DO TCU (2014)", também presente no livro "Governança Organizacional Pública e Planejamento Estratégico para Órgãos e Entidades Públicas", do Augustinho Paludo e Antonio Oliveira, 2021.
Trata-se da organização, interação e procedência para a obtenção da Governança. Abarca também as estruturas internas e externas, fluxo de informações, processos de trabalho e atividade de avaliação, direcionamento e monitoramento.
Lembrando que "avaliação, direcionamento e monitoramento" são as funções da governança.
A questão remete à um dos “ 10 PASSOS PARA A BOA GOVERNANÇA”, mais precisamente, 1• passo:
ESTABELEÇA O MODELO DE GOVERNANÇA ADEQUADO À REALIDADE DA ORGANIZAÇÃO
➡️
O modelo de governança é a representação clara e pública de como funciona ou deveria funcionar a governança na organização.
➡️
O alcance de uma boa governança depende fundamentalmente da definição e da implantação de um modelo de governança adequado ao tamanho, complexidade, negócio e perfil de risco da organização.
➡️
É papel fundamental da liderança avaliar o modelo de governança adotado e ajustá-lo ao contexto e aos objetivos organizacionais, comunicando-o adequadamente às partes interessadas.
➡️
O que você pode fazer para dar esse passos
✅
• Identifique as instâncias internas de governança e as de apoio à governança; avalie se são necessárias, suficientes e apropriadas ao desempenho eficaz das funções de governança; garanta a elas os recursos necessários e o acesso oportuno a informações;
✅
• Estabeleça a responsabilidade da mais alta instância de governança pela aprovação e avaliação da estratégia organizacional e das políticas internas; pela supervisão da gestão; e pela accountability da organização;
✅
• Identifique as principais partes interessadas da organização e defina diretrizes de comunicação, transparência e prestação de contas;
✅
• Garanta o balanceamento de poder e a segregação de funções na tomada de decisões críticas.
Fonte:
Dez passos para a boa governança / Tribunal de Contas da
União. Edição 2 – Brasília: TCU, Secretaria de Controle Externo
da Administração do Estado, 2021.
Matéria do inferno
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo