No que diz respeito às sílabas tônicas, assinale a altern...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021
Banca:
OMINI
Órgão:
Prefeitura de Miguelópolis - SP
Provas:
OMINI - 2021 - Prefeitura de Miguelópolis - SP - Engenheiro Civil
|
OMINI - 2021 - Prefeitura de Miguelópolis - SP - Nutricionista |
OMINI - 2021 - Prefeitura de Miguelópolis - SP - Professor de Educação Básica - PEB II História |
OMINI - 2021 - Prefeitura de Miguelópolis - SP - Professor de Educação Básica - PEB II Ed. Física |
OMINI - 2021 - Prefeitura de Miguelópolis - SP - Professor de Educação Básica - PEB II Matemática |
OMINI - 2021 - Prefeitura de Miguelópolis - SP - Professor de Educação Básica - PEB II Português |
Q1786416
Português
Texto associado
Para responder à questão, leia atentamente o
texto a seguir:
A importância da alimentação saudável na infância
Por Bem Viver em Minas, em 12/03/2021.
Poucas coisas são tão gratificantes para os pais quanto ver os seus filhos se alimentando bem. Todo mundo quer ver um filho sempre com um prato cheio de legumes e verduras e, pelo menos a maioria, sabe que uma alimentação correta nos primeiros anos da vida é fundamental para que ele se torne um adulto saudável. Um discurso que funciona bem na teoria, mas que, na prática, não ocorre da forma como é enunciado. Isso ocorre pelos mais diversos fatores, que vão desde a situação socioeconômica, passando pelos hábitos culturais, até a rotina turbulenta e a falta de tempo das pessoas, principalmente nos grandes centros.
Em 2018, o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – divulgou dados que mostram que, no mundo todo, 149 milhões de crianças menores de 5 anos sofrem de déficit de crescimento ou estão muito baixas para a idade, sendo que 50 milhões delas apresentam baixo peso para a sua altura. No mesmo estudo, o órgão internacional diz que 340 milhões de crianças com menos de 5 anos sofrem de fome, caracterizada pela falta de nutrientes essenciais como vitamina A e ferro, o que prejudica a capacidade de desenvolverem todo o seu potencial. O levantamento ainda mostra que 40 milhões estão obesas ou com sobrepeso.
Números bastante expressivos, que apontam para a má alimentação infantil como causa de diversas doenças que afetam principalmente as populações mais pobres como a do Brasil. Atualmente, a má alimentação infantil é o principal fator de risco para o surgimento de doenças. O Dr. Paulo Miranda, médico endocrinologista cooperado da Unimed BH e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, alerta para a gravidade da situação que envolve a pouca qualidade da alimentação das crianças de maneira geral e as suas consequências: “isso é uma preocupação de saúde pública e o impacto em termos de doenças crônico-degenerativas será enorme com o avançar da idade desse grupo populacional”.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minasgerais/especial-publicitario/bem-viver-emminas/noticia/2021/03/12/a-importancia-da-alimentacaosaudavel-na-infancia.ghtml, adaptado)
No que diz respeito às sílabas tônicas, assinale a
alternativa que corresponde, respectivamente, às
classificações CORRETAS dos termos em destaque no
excerto a seguir:
Isso ocorre pelos mais diversos fatores, que vão desde
a situação socioeconômica, passando pelos hábitos
culturais, até a rotina turbulenta e a falta de tempo das
pessoas, principalmente nos grandes centros.