A reforma do Estado brasileiro rumo à administração gerencia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244019 Administração Pública
Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.

A reforma do Estado brasileiro rumo à administração gerencial baseou-se no modelo britânico de reforma, em que as ilusões românticas do liberalismo foram deixadas de lado em favor do pragmatismo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Segundo Chiavenato (2018), essas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.

Destaca-se que na administração pública gerencial a ideia foi a de importar ferramentas da iniciativa privada para a gestão pública, sendo considerada como a última fronteira das Reformas do Estado nos anos 1990.

Naquele momento, o modelo nacional baseou-se no modelo britânico que destacava a chamada New Public Management (ou Nova Gestão Pública), que visava saltos qualitativos nos serviços públicos e de eficiência nos gastos governamentais.

As reformas advindas desse movimento buscaram encorajar uma mentalidade competitiva e comercial dentro das organizações públicas e na burocracia, sem a crença ilusória da auto regulação do mercado presente no liberalismo. Tinha-se a ideia de que as mudanças seriam naturalmente assimiladas pelo “cidadão-cliente", isto é, o indivíduo supostamente guiado por instintos racionais e individualistas.


Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Surgiu no gerencialismo puro, na Inglaterra, no governo de Margareth Thatcher em 1979.
Acrescentando ao comentário do colega (a experiência inglesa foi paradigmática para o modelo brasileiro):

(...) transforma o modelo gerencial inglês, que

per si já não é monolítico, em paradigma global de mudança, devendo ser

transportado assim à realidade brasileira. Porém, o que há hoje é um pluralismo

organizacional no setor público, adequando-se desta maneira às respostas

administrativas às especificidades das nações. (Luiz Fernando Abrucio - O impacto do modelo gerencial na Administração Pública)
 

É interessante notar que a Administração Gerencial brasileira não pode ser classificada como autóctone, pois foi " importada" da Inglaterra e dos EUA
Só para somar: O Pragmatismo adota como critério da verdade a utilidade prática. É a filosofia de resultados. Na administração Gerencial adota-se o

controle dos resultados diferente da Administração burocrática onde era adotado o controle dos procedimentos.

Resposta: Correta.
A reforma do Estado brasileiro por meio do PDRAE se baseou na visão da  nova  gestão  pública,  amplamente  discutida  no  Reino  Unido,  nos  Estados Unidos e na Nova Zelândia, sendo uma visão mais pragmática da atuação do Estado, dada a crise de seu papel.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo