O estudo de recalques nos solos devido a fundações apresenta...
O estudo de recalques nos solos devido a fundações apresenta importância no desempenho das edificações. A respeito do conceito de recalques, analise as afirmativas.
I. Recalque imediato pode ser calculado pela teoria da elasticidade.
II. Recalque por adensamento primário ocorre em solos de baixa permeabilidade (argilosos saturados), quando a pressão geostática efetiva inicial, somada ao acréscimo da pressão decorrente da fundação, é superior à pressão de pré-adensamento.
III. Recalque por adensamento secundário ocorre após o primário, sendo verificado que, após a dissipação das pressões neutras, devidas ao carregamento da fundação no solo, este, sob a ação da carga efetiva constante, continua a se deformar.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Recalque Imediato: na maioria das vezes, é suportável pela edificação. Pode ser elástico ou distorcional leve, sendo causado por ajuste de solo/fundação ou saída de gases. Como o próprio nome diz, ocorre em poucas horas.
- Recalque Primário: é o maior dos recalques, podendo levar uma obra à ruptura. Ocorre por adensamento de solo, sendo este provocado por saída de água do solo, até que os grãos que o compõem estejam bem unidos. É rápido quando ocorre em solo arenoso (em poucos minutos), mas pode levar alguns anos em caso de solo argiloso.
- Recalque Secundário: ocorre geralmente após o recalque primário, sendo pouco influente nas deformações totais.
Pode ocorrer por deformação estrutural do esqueleto sólido, em solos de origem orgânica.
Fonte: http://www.oblogdomestre.com.br/2013/11/recalques1.html
VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.
Contextualizando:
Pressão neutra: parcela da pressão total que se desenvolve na água ocorrente nos vazio, A água, sendo um fluido, transmite aos grãos do esqueleto estrutural, considerando separadamente cada grão, pressões em todas as direções, dando sobre cada partícula uma resultante nula. Daí chamar-se pressão neutra ou poropressão, ou seja, aquela que não ocasiona deslocamento de grãos.
Define-se pressão de pre-adensamento de uma argila como a máxima pressão efetiva a que a argila esteve submetida, nas suas condições naturais.
pressão geostática esta é a tensão a que as solos estão sujeitas, provocado pela carga de massa da camada de solo suprajacente. Como mais profundo o solo for, maior será a pressão geostática.
@Jonas o fato de ele dizer que ocorre em argilosos, não exclui os arenosos, ele apenas não quis incluir os arenosos no item. Para excluir ele deveria usar algo do tipo "apenas", "somente", etc. Mas concordo que pode gerar essa dúvida, mas quem já estudou raciocínio lógico sabe que a afirmação de um item não gera negação de outro, isso ocorre só se o autor usar palavras que limitam a definição.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
Basicamente o recalque pode ser dividido em 4 componentes:
1) Imediato: é aquela deformação que todo corpo sofre quando submetido a ação de uma carga, sendo também chamado de recalque inicial ou elástico. Não à toa, a teoria utilizada para estimar esse recalque com maior precisão é a Teoria da Elasticidade, porém a aplicação dessa teoria limita-se aos casos em que as deformações são pequenas. Esse recalque ocorre no momento de aplicação da carga, sendo a deformação predominante nos solos arenosos.
2) Escoamento lateral: ocorre quando o material não está confinado lateralmente, espraiando para as laterais. Os principais solos sujeitos a esse escoamento são os não coesivos (geralmente os arenosos), por possuírem pouca atração química entre os grãos. Assim, caso a força de confinamento lateral não seja suficiente para reter uma coluna de areia, os grãos rolam para as laterais.
3) Primário: esta parcela do recalque corresponde a deformação do solo por adensamento, que é um fenômeno comum em materiais coesivos como argilas e geralmente é o principal causador de problemas em fundações. Esses materiais, por possuírem muita água em sua constituição, têm a pressão neutra resistindo aos esforços solicitantes iniciais. Com o tempo a água vai sendo expulsa desses solos e a pressão neutra vai reduzindo-se; em contrapartida, os esforços solicitantes vão sendo gradualmente mais suportados pelos próprios sólidos que formam o solo. Esse processo pode levar anos e os recalques vão ocorrendo à medida que os próprios grãos do solo vão sendo mais solicitados, recebendo a carga que antes era suportada pela água. Por isso, trata-se de um recalque diferido (distribuído) no tempo.
4) Secundário ou secular: em alguns materiais como argilas muito plásticas ou em solos predominantemente orgânicos, é comum que mesmo após a expulsão de parte da água dos vazios do solo, com a completa dissipação do excesso de pressão neutra, haja ainda recalques que podem durar até mais de 100 anos. Trata-se de um recalque que temos mais dificuldade de prever, devido à dificuldade em se encontrara equações genéricas de grande aplicação a qualquer solo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo