A obesidade é uma patologia crônico-degenerativa cuja etiolo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: PUC-PR Órgão: COPEL Prova: PUC-PR - 2010 - COPEL - Nutricionista |
Q54969 Nutrição
A obesidade é uma patologia crônico-degenerativa cuja etiologia está associada a fatores exógenos e fatores endógenos.

Assinale a alternativa que aponta um fator endógeno:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a etiologia da obesidade, que envolve a compreensão dos fatores que podem causar essa condição. A obesidade é uma doença complexa, resultante da interação entre fatores exógenos (externos) e endógenos (internos). Para resolver a questão, é necessário entender a definição de cada tipo de fator e identificar qual deles é interno ao organismo.

A alternativa correta é: B - Metabolismo.

Justificativa: O metabolismo refere-se aos processos bioquímicos que ocorrem dentro do corpo para manter a vida, incluindo como o corpo converte alimentos em energia. Alterações metabólicas podem influenciar a predisposição para o ganho de peso, tornando-o um fator endógeno para a obesidade.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Inatividade física: A falta de atividade física é considerada um fator exógeno, pois diz respeito ao comportamento e estilo de vida que a pessoa adota, influenciando o balanço energético.

C - Alimentação: Assim como a inatividade física, a alimentação é um fator exógeno. Ela depende das escolhas alimentares que uma pessoa faz e está relacionada ao ambiente e hábitos culturais.

D - Medicamento: O uso de medicamentos pode ser um fator exógeno, pois eles são introduzidos no corpo a partir do ambiente externo. Alguns medicamentos podem contribuir para o ganho de peso, mas não são considerados fatores endógenos.

E - Fator psicogênico: Refere-se a influências psicológicas ou emocionais que afetam o comportamento alimentar, sendo também um fator exógeno, pois envolve o ambiente e eventos psicológicos externos.

Compreender a diferença entre fatores endógenos e exógenos é essencial para abordar questões sobre a etiologia de doenças como a obesidade. Fatores endógenos são internos ao corpo, enquanto fatores exógenos são externos e geralmente relacionados ao estilo de vida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

com base nessa pesquisa a questão estaria anulada, pois tanto a letra B,D e E estão corretas:

A obesidade pode resultar de fatores endógenos ou exógenos. A obesidade de origem endógena representa 5% ou menos dos casos na atualidade, podendo ser de origem hereditária/congênita, psicogênica, medicamentosa, neurológica e endócrina. Por outro lado, a obesidade exógena pode representar 95% ou mais dos casos, e sua origem está relacionada a fatores ambientais, culturais, sociais e emocionais, mas, principalmente, devido a hipoatividade (sedentarismo), e aos maus hábitos alimentares (inadequação entre qualidade, quantidade e alto consumo de fast-food) (DÂMASO, 2001)

Fonte: http://www.efdeportes.com/efd85/obesid.htm

Psicogênico

adjetivo Que se refere a psicogenia ou a psicogênese. Que está relacionado as doenças causadas por transtornos psíquicos.

letra b metabolismo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo