Pelos sentidos e pelas estruturas linguísticas do texto, é c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q196514 Português
Texto para as questões 45 e 46

Imagem 003.jpg

Pelos sentidos e pelas estruturas linguísticas do texto, é correto concluir que o emprego de “Conheça” (L.7) e “Não perca” (L.12) indica que a função da linguagem predominante no texto é a
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o site Brasil Escola:

Função conativa ou apelativa: O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faça!) ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa (Você não pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade.

Por exemplo: Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos!
Tipologia textual
Injuntivo
Alternativa C

O enunciado foi bem claro ao destacar o verbo no imperativo "Conheça" e imperativo negativo "Não perca". O texto em si, chama a atenção para a função da liguagem
CONOTATIVA OU APELATIVA. Nesses tipos de textos, devemos nos atentar muito para o que o emissor está querendo dizer, se é para expressar suas emoções, uma informação ou, nesse caso, fazer um apelo - chamar a atenção do receptor através de verbos no imperativo e através de vocativos. Para eu memorizar esse tipo de linguagem eu sempre penso na seguinte maneira: o emissor quer influenciar. 
Comentando os outros ítens:

Função poética: O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos lingüísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.

Por exemplo: negócio/ego/ócio/cio/0

Na poesia acima “Epitáfio para um banqueiro”, José de Paulo Paes faz uma combinação de palavras que passa a ideia do dia a dia de um banqueiro, de acordo com o poeta.

Função metalinguística: Essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, por exemplo. Veja:

“Pegue um jornal
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.”

Este trecho da poesia, intitulada “Para fazer um poema dadaísta” utiliza o código (poema) para explicar o próprio ato de fazer um poema.

Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.

Por exemplo: “Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)

http://www.brasilescola.com/gramatica/funcoes-linguagem.htm
percebo que a maioria das pessoas, nos comentarios, apenas botam conceitos. E interessante que se comente a questao, procurando dizer o porque de a alternativa correta ser aquela. Ajudando o receptor da mensagem a entender e procurar tirar suas proprias conclusoes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo