Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), M.W.A. foi atendido pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056274 Farmácia
INSTRUÇÃO: Leia o caso clínico e os resultados dos exames laboratoriais para responder à questão, a seguir.


Dados clínicos:

Paciente M.W.A., homem, 70 anos, hipertenso, tratado com losartana 50 mg (1-0-0), histórico prévio de fratura na coluna há 10 anos, tratado cirurgicamente, reporta existência de esofagite de refluxo diagnosticado pelo gastroenterologista, em uso de pantoprazol 40 mg (1-0-0), suplemento vitamínico junto com as refeições. Sedentário, IMC 24 mm3 (VR: 18,5 e 24,9), nega tabagismo e etilismo. O paciente apresentou prescrição de uso contínuo para todos os medicamentos supracitados.

O paciente relata automedicação de meloxicam, nimesulida, cetoprofeno e outros medicamentos da mesma classe para tratar dores crônicas na coluna.


Dados laboratoriais:

Os resultados dos últimos exames laboratoriais, realizados em agosto de 2024, estão relacionados a seguir: 

Captura_de tela 2024-10-31 092430.png (537×405)
Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), M.W.A. foi atendido para acompanhamento farmacoterapêutico da hipertensão e revisão da prescrição. O farmacêutico analisou os resultados dos exames e, com foco nos dados do perfil lipídico e dos exames de VHS e PCR, forneceu, em diálogo, as seguintes orientações clínico-laboratoriais ao paciente. Leia-as atentamente a seguir.

I- Os resultados do colesterol e triglicérides do Senhor M.W.A. estão aumentados, isso favorece o desenvolvimento de doenças nos vasos sanguíneos e no coração, porque as gorduras podem se acumular nesses locais e restringir o fluxo de sangue. Essa situação pode ser perigosa e levar ao infarto cardíaco.
II- O farmacêutico observou que os exames do Senhor M.W.A. apresentam alterações que indicam a presença de processo inflamatório. Não dá para afirmar especificamente em qual órgão ou tecido a inflamação está ocorrendo, porém é necessário um controle dos lipídeos, porque, quando eles acumulam nos vasos, são capazes de produzir inflamação e ser perigoso para a saúde.
III- O Senhor M.W.A. foi encaminhado pelo farmacêutico para o médico clínico e ao nutricionista para que seja avaliada a necessidade de prescrição de medicamentos para tratar o colesterol, da classe das estatinas e para orientar sobre a necessidade de uma dieta balanceada para controle da glicose e dislipidemia. Essa última refere-se ao aumento dos lipídeos no sangue.

Sobre as orientações dadas pelo farmacêutico da UBS ao paciente M.W.A., pode-se afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ALTERNATIVA CORRETA É: C - As orientações I, II e III estão corretas, corroboram para que o paciente entenda o seu estado real de saúde, auxiliam no autocuidado e permitem, juntamente com a equipe multiprofissional, um atendimento em saúde mais amplo, evitando o surgimento de outras comorbidades e progressão das alterações detectadas.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

A – "As orientações I e III estão corretas e auxiliam o paciente a compreender seu estado atual de saúde, contudo, a orientação II se refere especificamente às lesões endoteliais decorrentes do acúmulo do colesterol de alta densidade nos vasos sanguíneos."

  • Incorreta. A orientação II não faz referência ao colesterol de alta densidade (HDL), mas sim a um processo inflamatório geral que pode envolver várias partes do corpo. A interpretação de lesões endoteliais decorrentes do colesterol HDL não é adequada no contexto descrito.

B – "As orientações expressas em III estão corretas, todavia a intervenção farmacêutica realizada no cuidado direto ao paciente não tem foco na promoção, proteção, recuperação e, por último, na prevenção de doenças e de outros problemas de saúde."

  • Incorreta. A intervenção farmacêutica, descrita em III, tem foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de condições como dislipidemia. A afirmativa de que não se foca nesses aspectos está incorreta.

D – "As orientações II e III estão corretas, correlacionam-se com as alterações evidenciadas nos exames laboratoriais, no entanto, não é permitido ao farmacêutico, em suas atribuições clínicas, avaliar resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente, como instrumento para individualização da farmacoterapia."

  • Incorreta. O farmacêutico tem permissão para analisar exames clínico-laboratoriais, ajudando na individualização da farmacoterapia, desde que dentro das suas competências. A avaliação dos exames é uma prática que contribui para o acompanhamento farmacoterapêutico.

E – "As orientações I, II e III estão corretas, foram elaboradas levando-se em consideração os dados clínicos e laboratoriais do paciente, não obstante, o paciente, objeto do cuidado, ignorou o plano de cuidado apresentado pelo farmacêutico."

  • Incorreta. Embora as orientações sejam corretas, a afirmação sobre o paciente ignorar o plano de cuidado não pode ser determinada a partir do texto fornecido, já que não há indicação de que o paciente tenha rejeitado o plano.

PONTOS CHAVE:

  • As orientações I e II tratam do impacto da dislipidemia e de processos inflamatórios, respectivamente, e são adequadas para a compreensão do paciente sobre seu risco cardiovascular.
  • A orientação III complementa a estratégia de cuidado, envolvendo a equipe multiprofissional, o que é crucial para o manejo adequado da hipertensão e dislipidemia.
  • A atuação farmacêutica está centrada no acompanhamento e na promoção da saúde do paciente, conforme descrito nas orientações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo