O nome dado ao processo de restabelecimento dos alinhamento...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A assertiva trata do conceito de aviventação que pode ser definida, segundo Machado no livro Topografia como:
“6. Aviventação de Azimutes e Rumos
Aviventação é a terminologia dada ao processo atualização dos azimutes e rumos magnéticos de uma determinada poligonal, na data de sua medição anterior para a atualidade, devido à dinâmica ou mudança que ocorre com o norte magnético."
De maneira prática, quando for necessário a consulta de plantas e de levantamento topográficos de data anteriores é necessário atualizar a sua direção magnética, já que ela é variável no tempo. A essa operação, dá-se o nome de aviventação.
FONTE:
Coelho Júnior, José Machado Topografia geral / José Machado Coelho Júnior, Fernando Cartaxo Rolim Neto, Júlio da Silva Correa de Oliveira Andrade. – Recife : EDUFRPE, 2014.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A deflexão é o ângulo horizontal que o alinhamento à vante forma com o prolongamento do alinhamento à ré, para um aparelho estacionado, nivelado e centrado com perfeição, em um determinado ponto de uma poligonal. Este ângulo varia de 0 ° a 180 ° . Pode ser positivo , ou à direita , se o sentido de giro for horário ; negativo , ou à esquerda , se o sentido de giro for anti-horário .
Método da Reiteração
Ainda segundo ESPARTEL (1977) e DOMINGUES (1979) este método consiste em visar, sucessivamente, os alinhamentos a vante e a ré de um determinado ponto ou estação, tomando como partida para a medida do ângulos horizontal intervalos regulares do círculo.
Aviventação de Rumos e Azimutes Magnéticos: é o nome dado ao processo de restabelecimento dos alinhamentos e ângulos magnéticos marcados para uma poligonal, na época (dia, mês, ano) de sua medição, para os dias atuais. Este trabalho é necessário, uma vez que a posição dos pólos norte e sul magnéticos (que servem de referência para a medição dos rumos e azimutes magnéticos) varia com o passar tempo. Assim, para achar a posição correta de uma poligonal levantada em determinada época, é necessário que os valores resultantes deste levantamento sejam reconstituídos para a época atual. O mesmo processo é utilizado para locação, em campo, de linhas projetadas sobre plantas ou cartas (estradas, linhas de transmissão, gasodutos, oleodutos, etc.)
FONTE: http://www2.uefs.br/geotec/topografia/apostilas/topografia(7).htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo