O erro que ocorre quando tentamos armazenar mais bits do que...
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A alternativa correta é a B - Overflow.
No contexto da programação, o termo overflow é utilizado para descrever uma situação na qual o valor que está sendo atribuído a uma variável excede a capacidade máxima que o tipo de dado da variável pode armazenar. Por exemplo, se uma variável do tipo inteiro tem um limite de armazenamento de 32 bits e tentamos armazenar um número que requer mais do que 32 bits para ser representado, ocorre um overflow. Isso pode levar a resultados imprecisos ou comportamento inesperado do programa.
Para compreender o que é um overflow, é preciso ter um entendimento básico sobre os tipos de dados e como os valores são armazenados na memória do computador. Variáveis são espaços na memória que são reservados para armazenar dados de tipos específicos, como inteiros, ponto flutuante, caracteres, entre outros. Cada um desses tipos tem um limite de quantos bits podem ser utilizados para representar o valor.
Quando o overflow ocorre, o valor armazenado pode "transbordar", o que significa que os bits excedentes são descartados ou alteram de maneira inadequada o valor armazenado, causando erros de lógica ou comportamento do programa. Por exemplo, em um sistema onde o tipo inteiro é representado por 4 bytes (ou 32 bits), o maior número inteiro positivo que pode ser representado é 231 - 1 (já que um bit é usado para o sinal). Se tentarmos adicionar 1 a esse valor, não haverá espaço suficiente para representar o novo valor, e ocorrerá um overflow, resultando muitas vezes em um número negativo devido à maneira como os números são representados em binário (complemento de dois).
É importante notar que as outras opções não descrevem corretamente a situação apresentada:
- Exceção: Geralmente se refere a eventos durante a execução do programa que interrompem o fluxo normal de instruções, como tentar dividir um número por zero.
- Warning: É uma mensagem do compilador ou interpretador indicando que algo pode estar errado ou que uma boa prática de programação não foi seguida, mas não necessariamente impede a execução do programa.
- Bug: Um erro geral no código que faz com que o programa se comporte de uma maneira não intencional.
- Interrupção: Em sistemas computacionais, uma interrupção é um sinal enviado por hardware ou software indicando que um evento que precisa de atenção imediata ocorreu.
Portanto, a resposta B - Overflow é a correta, pois é a única opção que adequadamente descreve o erro causado por exceder a capacidade de armazenamento de bits de uma variável.
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A condição de overflow ocorre quando o valor atribuído a uma variável é maior que o maior valor que o tipo desta variável consegue representar. Por exemplo, se houvesse um tipo decimal, que somente consegue representar os valores de 0 a 9, no caso de tentarmos atribuir o resultado da operação 5+5 a uma variável deste tipo, o resultado seria um overflow. Um underflow acontece nos casos em que o valor que se tenta atribuir é menor que o menor valor que o tipo é capaz de representar.
As conversões de tipos numéricos acontecem quando um valor é atribuído a uma variável de um tipo diferente. Por exemplo, se atribuirmos o valor 10.0 (que é do tipo double) a uma variável do tipo int, ou se for atribuído um valor do tipo long a uma variável do tipo int.
Todas esta situações podem resultar em falhas ou vulnerabilidades na execução da aplicação, caso haja alguma suposição (mesmo que implícita) sobre a magnitude ou sinal dos valores usados. Nos casos de conversões de tipos, o compilador irá acusar apenas se as conversões implícitas tiverem risco de perda de informação. No caso das conversões explícitas (casts), não há esta verificação pelo compilador e o programador deve tomar as precauções necessárias. Todas as atribuições devem ser verificadas quanto à possibilidade de gerar overflow, underflow ou perdas quando da conversão de tipos.
Referência:
http://java.sapao.net/Home/verificar-condi%C3%A7%C3%B5es-de-%E2%80%9Coverflow%E2%80%9D-%E2%80%9Cunderflow%E2%80%9D-e-convers%C3%B5es-de-tipos-num%C3%A9ricos
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