Analise as assertivas de acordo com as Regras Oficiais do V...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3107361 Educação Física
Analise as assertivas de acordo com as Regras Oficiais do Voleibol de quadra 2021-2024, aprovadas pelo 37° Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) de 2021. Uma equipe comete uma falta de posição se um jogador não ocupa sua posição correta no momento em que a bola é golpeada pelo sacador. Quando um jogador está na quadra por meio de uma substituição ilegal e o jogo se reinicia, isto é considerado como uma falta de posição com as consequências de uma substituição ilegal.

I.Se o sacador comete uma falta no momento do golpe do saque, está se sobrepõe à falta de posição.
II.Se o saque se tornar faltoso após o golpe do sacador, a falta de posição se sobrepõe àquela.
III.Uma falta de posição acarreta as seguintes consequências: a equipe faltosa é sancionada com um ponto e a equipe adversária terá o direito ao próximo saque.; o posicionamento dos jogadores da equipe faltosa deverá ser retificado.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - I, II e III.

Vamos analisar cada assertiva para compreender por que todas estão corretas:

I. Se o sacador comete uma falta no momento do golpe do saque, esta se sobrepõe à falta de posição.

De acordo com as Regras Oficiais do Voleibol, a falta de saque é considerada antes de outras infrações, como a falta de posição. Isso significa que se o sacador cometer uma infração no momento do saque, essa falta prevalece sobre qualquer falta de posição que pode ocorrer simultaneamente.

II. Se o saque se tornar faltoso após o golpe do sacador, a falta de posição se sobrepõe àquela.

Essa assertiva está correta porque, após o golpe do saque, se o saque se tornar faltoso devido a alguma irregularidade, mas também houver uma falta de posição na equipe receptora, a falta de posição prevalece. Isso ocorre porque a falta de posição é considerada uma infração que influencia diretamente a formação e dinâmica do jogo.

III. Uma falta de posição acarreta as seguintes consequências: a equipe faltosa é sancionada com um ponto e a equipe adversária terá o direito ao próximo saque; o posicionamento dos jogadores da equipe faltosa deverá ser retificado.

A regra é clara ao estabelecer as penalidades para a falta de posição. A equipe que comete essa infração perde o ponto, e o saque passa para a equipe adversária. Além disso, é necessário corrigir o posicionamento dos jogadores para evitar repetições do erro.

Compreender as regras de posicionamento e faltas no voleibol é essencial para a execução de um jogo justo e organizado. Este conhecimento é vital para qualquer profissional da Educação Física, especialmente em contextos de ensino e competição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo