Projetos e Ações: Papo de Responsa O Programa Papo de Respon...
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. Acesso em: 30/ jan./2019.
Dentre os processos existentes para formar novas palavras, verifica-se que o substantivo “responsa” é formado por
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - redução.
Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta, assim como explicar o motivo pelo qual as outras estão incorretas.
O tema da questão aborda a formação de palavras, um aspecto importante da morfologia. Para resolvê-la, é essencial compreender os processos de formação de novas palavras na língua portuguesa. Esses processos incluem derivação, composição, redução, e outros.
Redução é o processo pelo qual uma palavra mais longa é reduzida a uma forma mais curta, mantendo, no entanto, seu significado. No caso da palavra "responsa", ela é uma redução coloquial de "responsabilidade". Assim, o processo de formação é a redução.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Derivação prefixal: Este processo ocorre quando um prefixo é adicionado a uma palavra base. Por exemplo, "infeliz" é formado a partir de "feliz" com a adição do prefixo "in-". No entanto, "responsa" não é formada por meio de prefixação.
B - Derivação parassintética: A derivação parassintética ocorre quando uma palavra é formada pela adição simultânea de um prefixo e um sufixo a uma base. Por exemplo, "entardecer" é formado a partir de "tarde" com a adição de "en-" (prefixo) e "-ecer" (sufixo). "Responsa" não se encaixa nessa formação.
D - Hibridismo: O hibridismo ocorre quando uma palavra é formada por elementos de diferentes línguas. Por exemplo, "automóvel" combina "auto" (grego) e "móvel" (latim). Este não é o caso de "responsa".
E - Composição por aglutinação: Na aglutinação, duas palavras se unem, mas perdem parte de sua estrutura fonética original. Por exemplo, "planalto" (de "plano" + "alto"). "Responsa" não é um exemplo desse processo.
Portanto, a única alternativa que corretamente explica a formação da palavra "responsa" é a alternativa C - redução.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Redução: Responsável virou "Responsa".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo