Segundo autores conceituados, não há uma “nova” questão soc...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
Para Marx a questão social seria determinada pelo traço próprio e peculiar da relação capital-trabalho, a exploração, fruto da sociabilidade erguida sob o comando do capital. Com base nesse entendimento, e segundo autores conceituados, como Ze Paulo Netto, Marilda Iamamoto e Potyara, por exemplo, não há uma “nova” questão social, uma vez que não houve superação do sistema capitalista, e nem mesmo há um novo sistema capitalista.
Por outro lado, Robert Castel e Pierre Rosavallon expoentes da literatura francesa sobre o tema, ressaltam que as transformações e metamorfoses contemporâneas decorrentes da crise da década de 1970, fez surgir uma nova questão social.
Enquanto existir capitalismo necessariamente existirá a questão social e seus fundamentos serão os mesmos, metamorfosiando-se apenas suas expressões .
Questao similar Fadesp 2018
Para importantes teóricos do Serviço Social brasileiro, não existe uma “nova questão social”. O argumento central que sustenta o posicionamento desses teóricos é que capitalismo mantém sua essência genética (originária), o que existe são novas expressões da questão social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo