O conhecimento sobre as principais classes farmacológicas e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056281 Farmácia
O conhecimento sobre as principais classes farmacológicas e seus mecanismos de ação estão descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia (Resolução n.º 6, de 19 de outubro de 2017) e é essencial para que o profissional farmacêutico desenvolva uma séria de ações e de serviços no Cuidado em Saúde, com a finalidade de promover, proteger e recuperar a saúde individual e coletiva.
Considerando o tema proposto no enunciado, foram descritos a seguir os mecanismos de ação de alguns fármacos. Leiaos atentamente:

I- Inibição da enzima cicloxigenase, responsável pela produção de prostaglandinas.
II- Inibição da enzima necessária para a produção de colesterol, reduzindo os níveis de LDL.
III- Diminuição da resistência dos tecidos à insulina, aumentando a utilização de carboidratos.

Os mecanismos de ação descritos correspondem, respectivamente, às classes dos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão, que aborda o tema dos mecanismos de ação de algumas classes farmacológicas. Esse tipo de questão exige conhecimento sobre como diferentes medicamentos funcionam e quais são suas classes terapêuticas.

A alternativa correta é a Alternativa A: anti-inflamatórios, hipolipemiantes e hipoglicemiantes.

Vamos entender por que essa é a resposta certa:

  • I - Inibição da enzima cicloxigenase: Essa enzima é responsável pela produção de prostaglandinas, que estão envolvidas na mediação da inflamação. Assim, sua inibição é o mecanismo de ação típico dos anti-inflamatórios, como os medicamentos da classe dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), exemplificados por medicamentos como o ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico.
  • II - Inibição da enzima necessária para a produção de colesterol, reduzindo os níveis de LDL: Este mecanismo de ação é característico dos hipolipemiantes, mais especificamente das estatinas, como a sinvastatina e a atorvastatina, que inibem a enzima HMG-CoA redutase.
  • III - Diminuição da resistência dos tecidos à insulina, aumentando a utilização de carboidratos: Esse mecanismo está relacionado aos hipoglicemiantes, especialmente em referência aos medicamentos da classe das biguanidas, como a metformina, que ajudam no controle da glicemia em pessoas com diabetes tipo 2.

Agora, vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • Alternativa B: Analgésicos, antitrombóticos e antidiabéticos. O primeiro mecanismo é anti-inflamatório, não analgésico; o segundo é hipolipemiante, não antitrombótico; e o terceiro é hipoglicemiante, não antidiabético, embora hipoglicemiante e antidiabético possam ser confundidos, mas a série completa não se encaixa.
  • Alternativa C: Anticoagulantes, hipolipemiantes e antidiabéticos. Errado porque o primeiro mecanismo é anti-inflamatório e não anticoagulante.
  • Alternativa D: Narcóticos, antitrombóticos e hipoglicemiantes. Errado porque o primeiro mecanismo não corresponde a narcóticos, nem o segundo a antitrombóticos.
  • Alternativa E: Anti-inflamatórios, antitrombóticos e antidiabéticos. Embora o primeiro e o terceiro possam ser considerados corretos, o segundo não é antitrombótico, mas sim hipolipemiante.

Compreender os mecanismos de ação dos medicamentos é essencial para a prática farmacêutica, pois auxilia tanto no aconselhamento quanto na escolha terapêutica adequada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo