Na atual conjuntura brasileira, as políticas sociais estão c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Assistente Social |
Q914624 Serviço Social
Na atual conjuntura brasileira, as políticas sociais estão cada vez mais distantes de uma perspectiva de universalização. Mesmo assim, o caráter contraditório das políticas sociais não pode ser subestimado, pois estas, historicamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Viabilizam o acesso a direitos conquistados pelas lutas da classe trabalhadora.

Explicação do Tema Central:

O tema central da questão é o papel das políticas sociais na atual conjuntura brasileira, com foco no seu caráter contraditório e nos desafios enfrentados para a universalização dos direitos. É crucial para os candidatos compreenderem como as políticas sociais se desenvolvem no contexto histórico e político, bem como os fatores que influenciam sua implementação. As políticas sociais são instrumentos fundamentais para garantir direitos sociais, fruto de conquistas históricas obtidas por movimentos sociais e lutas da classe trabalhadora.

Teoria de Base:

As políticas sociais, no contexto brasileiro, são formuladas para garantir direitos previstos pela Constituição Federal de 1988, que estabelece direitos sociais como saúde, educação, previdência, assistência social, entre outros. A universalização desses direitos é um princípio norteador, mas enfrenta obstáculos devido a fatores econômicos, políticos e sociais. A luta da classe trabalhadora tem sido uma força motriz na conquista e manutenção desses direitos.

Justificativa da Alternativa Correta (A):

A alternativa A é a correta porque enfatiza que as políticas sociais viabilizam o acesso a direitos conquistados pelas lutas da classe trabalhadora. Historicamente, a mobilização social e as pressões exercidas pelos trabalhadores foram fundamentais para a implementação de políticas sociais que visem equidade e justiça social. A Constituição Federal e legislações complementares são frutos desses esforços coletivos.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Estão cada vez mais monitoradas por critérios de elegibilidade. Esta alternativa está incorreta porque, apesar de existirem critérios de elegibilidade em algumas políticas sociais, como no Bolsa Família, a questão destaca o aspecto histórico das lutas da classe trabalhadora, o que não é abordado por esta alternativa.

C - Obedecem aos parâmetros ditados pelos organismos multilaterais de financiamento. Embora haja influência de organismos internacionais em algumas políticas, a questão destaca as conquistas internas, não a imposição externa.

D - Permitem que o assistente social exerça a sua autonomia profissional. Esta alternativa reflete uma questão mais específica relacionada à prática profissional do assistente social e não aborda diretamente o caráter contraditório das políticas sociais mencionado no enunciado.

E - Privilegiam as camadas sociais economicamente mais necessitadas. Embora muitas políticas sociais tenham foco nas populações mais vulneráveis, a questão enfatiza a conquista de direitos através da luta de classes, não a seleção de beneficiários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

Questão confusa...

Gabarito : A

Gabarito A

Para resolver esta questão, devemos atentar para o comando específico que ela nos dá, que é responder o item que trata sobre a contradição, ou seja, historicamente, o caráter contraditório das políticas sociais. Vale lembrar que não se pode explicar a gênese e desenvolvimento das políticas sociais, sem compreender sua articulação com a política econômica ( atendendo aos interesses do capital) e a luta de classes ( atendendo aos interesses da classe trabalhadora - viabilizando direitos conquistados).

Os outros itens, a meu ver também estão corretos, mas aqui a banca oferece o comando e apenas na letra A é que podemos identificar essa contraditação entre o K/T das políticas sociais, que ora atende ao Capital (K), ora atende a classe trabalhadora(T).

Livro: Política Social da biblioteca básica, Behring e Boschetti (pg.44).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo