A palavra diarreia pode ser definida como evacuações de fez...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101074 Medicina
A palavra diarreia pode ser definida como evacuações de fezes líquidas e abundantes. Ela representa o sintoma de diversas patologias com diferentes mecanismos de ação. A respeito desse sintoma, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Tema central da questão: A questão aborda a diarreia, que é descrita como evacuações frequentes de fezes líquidas e abundantes, podendo ser sintoma de várias patologias. Para responder a essa questão, é necessário ter conhecimentos sobre as possíveis causas e mecanismos da diarreia, bem como entender outros sintomas gastrointestinais relacionados.

Justificativa para a alternativa correta:

A - Dentre as possíveis causas, é possível citar as doenças inflamatórias intestinais e doenças infecciosas, como a tuberculose e a yersinose. Esta alternativa é correta porque algumas das causas da diarreia incluem doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa, além de infecções por bactérias como a Yersinia (causadora de yersinose) e a tuberculose intestinal.

Análise das alternativas incorretas:

B - A função motora do intestino pouco atua na facilitação da digestão e absorção de nutrientes e fluidos. Esta alternativa está incorreta. A função motora do intestino é crucial para facilitar a digestão e absorção de nutrientes e fluidos, movendo o conteúdo digestivo através do trato gastrointestinal.

C - Os alimentos levam em média 12 horas para passar pelo intestino delgado e atingir o ceco. Esta afirmação é imprecisa. Normalmente, os alimentos passam pelo intestino delgado em cerca de 4 a 6 horas, não 12 horas.

D - Esteatorreia é caracterizada pela presença de proteínas nas fezes. Esta alternativa está incorreta. Esteatorreia é caracterizada pela presença de gorduras nas fezes, não proteínas, geralmente indicando má absorção de lipídios.

E - Exame parasitológico de fezes, hoje em dia, tem pouca utilidade na investigação de diarreia crônica. Esta alternativa está incorreta porque o exame parasitológico de fezes continua sendo uma ferramenta útil e importante na investigação de diarreias de origem parasitária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra A. A diarreia é um sintoma que pode ser causado por diversas patologias, incluindo doenças inflamatórias intestinais e doenças infecciosas, como a tuberculose e a yersinose. Portanto, é possível citar essas doenças como possíveis causas da diarreia. As outras alternativas estão incorretas: a letra B afirma algo que não tem relação com a diarreia; a letra C está incorreta, pois os alimentos levam em média de 2 a 6 horas para passar pelo intestino delgado; a letra D fala de uma condição diferente da diarreia, a esteatorreia; e a letra E está incorreta, pois o exame parasitológico de fezes ainda é útil na investigação de diarreia crônica, embora não seja o único exame indicado.

O trânsito dos alimentos no intestino delgado varia de acordo com o que foi ingerido. Em média, demora de 45 minutos a 2:30h. Portanto, contando o tempo que os alimentos ficaram no estômago, o bolo alimentar leva de 3 a 4 horas para cair no intestino grosso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo