De acordo com Netto (2010), o capitalismo atual esgotou sua ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Assistente Social |
Q914633 Serviço Social

ATENÇÃO: COM BASE NO TEXTO A SEGUIR, RESPONDA A QUESTÃO:

“A reestruturação produtiva do capital e as estratégias neoliberais para o enfrentamento das crises que se aprofundam há pelo menos quatro décadas no mundo e no Brasil, vem provocando a corrosão persistente e ampliada do trabalho contratado e regulamentado com base na matriz taylorianafordista, dominante no século XX (...)”. (RAICHELIS, 2018.)

De acordo com Netto (2010), o capitalismo atual esgotou sua capacidade civilizatória, o que abre um contexto de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - barbárie.

Para compreender a questão, é necessário entender o conceito de reestruturação produtiva do capital e as implicações do neoliberalismo sobre o trabalho. Esses fenômenos têm gerado mudanças significativas na forma como o trabalho é organizado, muitas vezes resultando na precarização das relações de trabalho.

O conceito de barbárie descrito por Netto (2010) refere-se a um cenário em que o capitalismo, ao esgotar sua capacidade civilizatória, conduz a sociedade a condições de vida desumanas ou sem desenvolvimento social justo. Essa ideia está alinhada com a citação de Raichelis (2018), que destaca a corrosão das condições de trabalho tradicionalmente garantidas.

Vamos analisar por quê as outras alternativas estão incorretas:

B - exclusão: Embora a exclusão social seja uma consequência da crise do trabalho, a questão foca na ideia de barbárie como um estágio mais avançado de degradação social.

C - recessão: A recessão econômica é um fenômeno relacionado a ciclos econômicos, e não diretamente à perda de capacidade civilizatória do capitalismo.

D - desemprego: O desemprego é uma consequência visível das mudanças nas relações de trabalho, mas a questão aborda um panorama mais amplo e profundo.

E - financeirização: A financeirização refere-se ao aumento da importância dos mercados financeiros na economia, mas não se relaciona diretamente à ideia de barbárie.

Portanto, a resposta correta é a alternativa A. A compreensão do tema exige a análise crítica das mudanças sociais e econômicas provocadas pela globalização e pelo neoliberalismo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

Aqui cabe não só a leitura do texto citado, como também: 

Agudização da barbárie e desafios ao Serviço Social - Ivanete Boschetti e do texto Capitalismo e barbárie contemporânea - José Paulo NETTO.

Em contexto de crise estrutural do capital, nos termos marxianos assumidos nesta análise (Marx, 2009; Mandel, 1990; Boschetti, 2016a) agudizam-se as expressões da questão social revelando a barbárie cotidiana que assola sem trégua a classe trabalhadora. Os processos contemporâneos de acumulação capitalista, em sua sanha para ampliar as taxas de lucros, se renovam incessantemente na tentativa de assegurar as bases sociais de reprodução do capital (Fontes, 2010). O embrutecimento das condições de vida e a destruição de direitos conquistados revelam os processos de expropriação ao qual a classe trabalhadora vem sendo subjugada e apontam os árduos desafios postos ao trabalho de assistentes sociais, que lidam cotidianamente com as mais variadas e agudas manifestações da questão social. 

Esse é um tipo de questão que vc tem que saber as palavras que os autores usam em seus textos kkkkk.

GABARITO: LETRA A

→ conforme o colega Warley disse: falou em barbárie é Netto na área!

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

A palavra Barbárie já lembra o Netto.

Letra: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo