Tendo em vista o fragmento adaptado da questão anterior “Apó...
I. O fragmento apresenta dois adjuntos adverbais. O primeiro é a expressão “Após a chuva forte” e o segundo é o vocábulo “muitos”. II. O sujeito da oração que se organiza em torno do verbo “contabilizam” é classificado como composto. III. O verbo “contabilizam” é classificado como Verbo Transitivo Direto (VTD). IV. O fragmento apresenta predicativo do sujeito.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
“Após a chuva forte, municípios do Litoral Norte contabilizam muitos estragos".
I. O fragmento apresenta dois adjuntos adverbais. O primeiro é a expressão “Após a chuva forte" e o segundo é o vocábulo “muitos".
ERRADO. “Após a chuva forte" é um adjunto adverbial de tempo. “Do Litoral norte" é um adjunto adverbial de lugar. “Muitos", por ser variável, não pode ser considerado um advérbio, mas, sim, um pronome indefinido. “Muitos", nesse caso, é um pronome indefinido.
Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).
Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito" é adjunto adverbial de intensidade. “bem" é adjunto adverbial de modo. “ontem" adjunto adverbial de tempo. “no curso" adjunto adverbial de lugar.)
II. O sujeito da oração que se organiza em torno do verbo “contabilizam" é classificado como composto.
ERRADO. O sujeito “municípios do Litoral Norte" é classificado como “simples", pois apresenta um único núcleo: “municípios".
Sujeito simples: possui um só núcleo. Ex.: O menino estuda muito. ("menino" é núcleo)
Sujeito composto: possui dois ou mais núcleos. Ex.: João e Maria passaram no concurso. (“João" e “Maria" são os núcleos)
III. O verbo “contabilizam" é classificado como Verbo Transitivo Direto (VTD).
CERTO. “Contabilizam", nesse caso, é verbo transitivo direto e tem como objeto direto “muitos estragos".
Verbo transitivo direto: é o que não tem significação completa, precisa de um complemento para inteirar a informação. Esse complemento denomina-se objeto direto. Ex.: A família chamou o médico. ("A família" é o sujeito; "chamou" é o verbo transitivo direto; "o médico" é o objeto direto).
IV. O fragmento apresenta predicativo do sujeito.
ERRADO. Não há predicativo do sujeito no fragmento. O predicado, nesse caso, é verbal.
Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Se prende ao sujeito por um verbo de ligação. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes" é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos")
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito da banca letra C
Adjunto Adverbial e a função sintática do termo que modifica o verbo, trazendo uma ideia de circunstância, como tempo, modo, causa, meio, lugar, instrumento, motivo, oposição.
Gab. ''C''.
“Após a chuva forte, municípios do Litoral Norte contabilizam muitos estragos”
I. O fragmento apresenta dois adjuntos adverbais. O primeiro é a expressão “Após a chuva forte” e o segundo é o vocábulo “muitos”. (incorreta, o erro está na segunda parte da questão, já que 'muitas' nesse contexto não é adverbio, o correto seria: do litoral norte, adjunto adverbial de lugar)
II. O sujeito da oração que se organiza em torno do verbo “contabilizam” é classificado como composto. (incorreta, o sujeito é simples: 'municípios')
III. O verbo “contabilizam” é classificado como Verbo Transitivo Direto (VTD). (correta, contabilizar ALGO (estragos))
IV. O fragmento apresenta predicativo do sujeito. (incorreta, não há no segmento nehum vocábulo que adjetive o sujeito, logo não há predicativo do sujeito)
Predicativo é o termo sintático que expressa estado, qualidade ou condição do ser ao qual se refere, ou seja, é um atributo. Normalmente aparece ligado ao sujeito por um verbo de ligação, mas não pense que só há predicativo do sujeito com verbo de ligação. Esse termo sintático pode ocorrer em orações com verbos intransitivos e transitivos.
Seu núcleo é representado por um adjetivo (normalmente), um substantivo, um numeral, um pronome, uma palavra substantivada, um advérbio (segundo Bechara e Sacconi) ou uma oração.
A gramática para concursos públicos Fernando Pestana 1° edição Elsevier 2013 p.791
Após a chuva forte ( adj adv tempo), municípios do Litoral Norte(sujeito) contabilizam(vtd) muitos estragos”(objeto direto)
NAO apresenta predicativo do sujeito porque não tem verbo de ligação.
''MUITOS'' é pronome indefinido, lembra que ADV nao varia, e ''muitos'' esta no plural
GAB: C
Errei a questão por ter esquecido que adj adv não varia, e o "muitos" aí está no plural, ou seja, ele é pronome indefinido.
gab: c
“Após a chuva forte, municípios do Litoral Norte contabilizam muitos estragos”
I. O fragmento apresenta dois adjuntos adverbais. O primeiro é a expressão “Após a chuva forte” e o segundo é o vocábulo “muitos”. INCORRETA! De fato a primeira expressão trata-se de um adjunto adverbial, entretanto no segundo caso temos um pronome indefinido variável. Lembre-se de que advérbios não variam!
II. O sujeito da oração que se organiza em torno do verbo “contabilizam” é classificado como composto. INCORRETA! O sujeito é simples - "municípios"
III. O verbo “contabilizam” é classificado como Verbo Transitivo Direto (VTD). CORRETA! Nesse caso, Os municípios contabilizam ALGO - "muitos estragos"
IV. O fragmento apresenta predicativo do sujeito. INCORRETA! Não há predicativo do sujeito na frase, visto que temos predicado VERBAL!
Correções, favor sinalizar!
Avante!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo