Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127683 História
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos aos impactos internacionais da Revolução Russa, de 1917.

A adoção da união antifascista permitiu que se rompesse, nos anos 20 e 30 do século XX, parte do isolamento sectário dos comunistas ortodoxos da Europa, propiciando-lhes a busca de apoio de massa tanto entre trabalhadores quanto entre intelectuais.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No mesmo livro citado, encontra-se, no último parágrafo da página 80, o seguinte trecho, ao qual faz referência a questão: "Em suma, ser um social-revolucionário cada vez mais significava ser um seguidor de Lenin e da Revolução de Outubro, e cada vez mais um membro ou seguidor de algum partido comunista alinhado com Moscou; e tanto mais quando, após o triunfo de Hitler na Alemanha, esses partidos adotaram a política de união antifacista que lhes permitiu sair do isolamento sectário e conquistar apoio de massa tanto entre os trabalhadores quanto entre os intelectuais."
Tanto é verdade a conquista deste apoio de massa, que os próprios americanos, quando perguntados, em janeiro de 1939, quem queriam que ganhasse, se irrompesse uma guerra entre a União Soviética e Alemanha, 83% foram a favor de uma vitória soviética. Num século dominado pelo confronto entre comunismo anticapitalista, representado pela URSS, e capitalismo anticomunista, cujo principal defensor eram os EUA, nada parece mais anômalo do que essa declaração de simpatia, ou pelo menos de preferência, pelo berço da revolução mundial em detrimento de um país vigorosamente anticomunista e cuja economia era reconhecidamente capitalista. Tanto mais que a tirania de Stalin na URSS nessa época se achava, por consenso geral, em seu pior estágio.
Difícil entender como a questão pode estar certa, pois até a ascenção de Hitler na Alemanha, em 1933, a política de Moscou, seguida pelos partidos comunistas nacionais, era muito clara no sentido de NÃO aceitar alianças com os partidos social-democratas contra o fascismo! Essa intransigência é apontada constantemente na historiografia como um dos fatores que facilitaram a tomada do poder pelos nazistas, apesar de a Alemanha ter o maior partido comunistas da Europa na década de 1920.

O trecho do livro do Hobsbawn citado pelo colega é claro: a política de alianças anti-fascistas foi adotada APÓS a ascenção de Hitler, ou seja, já na década de 1930, caracterizando o item como incorreto!

Difícil era saber de quem a questão estava falando.

A questão é um pouco confusa, mas diz exatamente o que está no Hobsbawm...essa política de união antifascista possibilitou criar um efeito de maior aproximação com as massas, saindo de um certo isolamento do partido comunista, com veículos de propaganda antifascista, especialmente a partir da ascensão de Hitler.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo