Condição clínica que compreende o diabete autoimune que se ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101078 Medicina
Condição clínica que compreende o diabete autoimune que se manifesta mais tardiamente, geralmente após os 35 anos de idade, caracterizado por longo período prodrômico assintomático, ausência de sintomas agudos ou cetonúria ao diagnóstico e preservação de função residual das células beta, simulando muitas vezes o diabete tipo 2. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa afecção.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - LADA

O tema central da questão é o diabetes autoimune latente do adulto (LADA), uma condição que requer o entendimento das diferentes formas de diabetes e suas características. Para resolver essa questão, é importante reconhecer os sinais e sintomas típicos de cada tipo de diabetes e como eles se manifestam.

Justificativa da Alternativa Correta:

LADA é a sigla para Latent Autoimmune Diabetes in Adults. Essa condição se manifesta tipicamente em adultos acima de 35 anos e apresenta características de ambos diabetes tipo 1 e tipo 2. O enunciado descreve precisamente essa condição: um longo período assintomático, ausência de sintomas agudos ou cetonúria no diagnóstico, e preservação da função das células beta, muitas vezes confundindo-se com o diabetes tipo 2. Portanto, a alternativa B é a correta.

Exame das Alternativas Incorretas:

  • A - MODY: MODY refere-se a "Maturity Onset Diabetes of the Young". É uma forma monogênica de diabetes que ocorre em jovens, geralmente com histórico familiar marcado, o que não se alinha com as características descritas no enunciado.
  • C - Diabetes Mitocondrial: Esta forma de diabetes está associada a mutações no DNA mitocondrial e frequentemente vem acompanhada de outras manifestações, como a surdez. Não é tipicamente caracterizada pela ausência de sintomas agudos ou cetonúria no diagnóstico.
  • D - Síndrome de Rabson-Mendenhall: Uma condição extremamente rara associada à resistência à insulina severa desde a infância, não associada ao quadro clínico descrito no enunciado.
  • E - Glucagonoma: Trata-se de um tumor pancreático que produz glucagon, levando a uma síndrome diferente e não relacionada ao perfil descrito de um diabetes autoimune latente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A condição clínica descrita na questão é conhecida como LADA (Diabetes Autoimune Latente do Adulto). Ela se manifesta mais tardiamente, geralmente após os 35 anos de idade, e é caracterizada por um longo período prodrômico assintomático, ausência de sintomas agudos ou cetonúria ao diagnóstico e preservação de função residual das células beta, simulando muitas vezes o diabete tipo 2. A resposta correta, portanto, é a alternativa B. É importante que o aluno compreenda a diferença entre o LADA e outros tipos de diabetes, pois isso pode ser útil na identificação e tratamento adequado dos pacientes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo