De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da mo...
Agregação é uma abstração por meio da qual um conjunto de relacionamentos é tratado como uma entidade de nível superior. A agregação permite que um conjunto de relacionamentos seja relacionado a um novo conjunto de entidades.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
No contexto do modelo Entidade-Relacionamento (ER), a agregação é um conceito fundamental. Ela permite que um modelo ER trate um conjunto de relacionamentos como se fossem uma unidade única, uma entidade de nível superior. Isso é particularmente útil quando temos situações complexas que envolvem relacionamentos entre relacionamentos.
Essa abstração possibilita a construção de modelos mais organizados e compreensíveis, facilitando a compreensão das relações entre as entidades. Em termos práticos, a agregação permite que, por exemplo, um relacionamento 'trabalha_em' entre um empregado e um projeto possa ter um relacionamento adicional com uma entidade 'departamento'.
O uso da agregação ajuda a manter a clareza conceitual no design do banco de dados, permitindo que os modeladores foquem na semântica da informação, sem se preocuparem imediatamente com aspectos de implementação e eficiência, como destacado por Avi Silberschatz.
Portanto, a afirmação de que a agregação permite que um conjunto de relacionamentos seja relacionado a um novo conjunto de entidades é correta, pois ela expande as capacidades de modelagem do ER, aumentando a expressividade do modelo conceitual.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Agregação → abstração → relacionamentos são tratados como entidades de nível superior → permite que um conjunto de relacionamentos seja relacionado a um novo conjunto de entidades.
Fonte: Resumos
Não custa memorizar os níveis de abstração:
conceitual
lógico
físico
Sei nem do que tá falando direito mas fui pelo sentido de "agregar"
Imaginem o seguinte:
Empresa-------------- <entrevista>------------------Pessoa
Mas a partir disso, eu posso ter uma pessoa que foi contratada, ou seja, ela recebeu uma oferta de emprego, novos dados vão surgir. Ai começa a se pensar como que eu vou colocar uma outra entidade chamada Oferta ai no meio dessas.
Surge, então, o método da agregação.
| Empresa-------------- <entrevista>------------------Pessoa | ------------------<Resulta>---------Oferta
Exatamente isso, é como se eu colocasse o processo da entrevista em um bloco e a partir desse bloco, é possível que se resulte uma oferta de emprego.
Eu não poderia colocar a entidade "Oferta" diretamente ligada ao relacionamento "Entrevista", pois nem toda pessoa receberá uma oferta e, se eu fizesse dessa forma, as tabelas pessoa e oferta estariam se relacionando, o que não seria viável.
Retirei isso da obra de Navathe :
As funções de agregação são usadas para resumir informações de várias tuplas em uma síntese de tupla única
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo