A publicidade de qualquer ato administrativo constitui um r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300420 Ética na Administração Pública
A publicidade de qualquer ato administrativo constitui um requisito de eficácia e de moralidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

O tema central desta questão é a publicidade como um princípio da administração pública, abordado no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, conforme o Decreto nº 1.171 de 1994. A publicidade é essencial para garantir a transparência e a moralidade dos atos administrativos, assegurando que a sociedade tenha acesso às informações sobre as ações do governo.

A alternativa C - certo é a correta. Isto porque a publicidade é realmente um requisito de eficácia e de moralidade na administração pública. Isso significa que para um ato administrativo ser considerado válido e ético, ele deve ser publicizado, permitindo que a sociedade fiscalize e avalie as decisões e ações dos agentes públicos. A publicidade dos atos administrativos promove a confiança pública na administração e reforça o controle social.

Já a alternativa E - errado está incorreta porque nega a necessidade de publicidade para a eficácia e moralidade dos atos administrativos. Sem publicidade, não há como garantir que os atos da administração pública sejam conduzidos de maneira ética e transparente, abrindo espaço para abusos e corrupção.

Uma estratégia para interpretar questões como essa é sempre lembrar dos princípios fundamentais da administração pública, resumidos pela sigla LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Focar nesses princípios ajuda a identificar a essência da questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Seção I

Das Regras Deontológicas

VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

Para mim, gabarito questionável. Há casos em que a publicidade não é possível, como em casos de sigilo. E, de fato, esses casos são considerados na redação do Decreto, mas isso foi cortado pela questão.

"qualquer" está errado, questão anulável

Esse "qualquer" é questionável.

Questão errada em função de qualquer ato administrativo, sem levar em consideração os atos que necessitam de sigilo, como por exemplo atos de investigação criminal anda não concluídos. No minimo deveria ter sido anulada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo