As fronteiras da Educação Mais do que em disputas desportiva...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Assunção - PB
Q1190716 Não definido
As fronteiras da Educação
Mais do que em disputas desportivas ou políticas, uma nação se constrói e se afirma na escola, com docentes bem preparados e com consciência social.
Fronteiras, ou linhas de frente, são os limites entre o que foi conquistado e o que ainda falta conquistar – como as da ciência, que demarcam o que a humanidade já conhece e o que ignora, e as dos esportes, cujas marcas estão aí para ser seguidamente superadas. As fronteiras territoriais são demarcadas pelos contornos de nossa soberania geográfica ou política, mas toda nação se consolida em outros fronts, como o social, o econômico e o cultural. E todos esses dependem da Educação, campo em que não há desafios externos patrulhados por sentinelas, mas desafios internos enfrentados no dia-a-dia por professores.
Nas linhas avançadas da Educação brasileira, não há pesquisadores enclausurados em laboratórios de ponta, mas educadores estudando as melhores formas de ensinar e promovendo integração social ou mesmo civilizatória em situações reais. Tenho encontrado exemplos notáveis dessa atuação na “fronteira educacional”.
(Luis Carlos de Menezes, Revista Nova Escola – 03/2010 – com adaptações)

Deduz-se das informações do segundo parágrafo do texto que:
Alternativas