A colonização ou infecção por micro-organismos resistentes d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115169 Enfermagem
A colonização ou infecção por micro-organismos resistentes de pacientes hospitalizados tem merecido crescente atenção dos serviços de controle de infecção hospitalar. O impacto dessa complicação infecciosa no ambiente hospitalar se traduz por prolongamento da hospitalização, reinternações, sequelas, incapacidade para o trabalho, aumento de custo e óbito. Sobre a colonização e a infecção, analise as assertivas abaixo:

I. A colonização relaciona-se com a presença de micro-organismos, invariavelmente bactérias, na pele e nas membranas mucosas, sem manifestações clínicas de doença.
II. A infecção é a evidência microbiológica ou sorológica da presença de micro-organismos.
III. A colonização tem início até mesmo antes do parto e acompanha o indivíduo por toda a vida, de maneira relativamente uniforme entre as pessoas.
IV. A infecção é o estado resultante da entrada, fixação e multiplicação de micro-organismos no corpo do hospedeiro, vencendo suas resistências e causando lesão tecidual, com manifestações locais e/ou sistêmicas.

Quais estão corretas? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Colonização é a presença de microrganismos na microbiota humana (intestino, boca, nariz e pele) que não causam doença.

I - Verdadeira-  Colonização é definida como a presença de microrganismos na pele, mucosas, lesões expostas, detectados por meio de culturas laboratoriais, porém sem causar resposta imune ao indivíduo.

II - Falsa - A alternativa propõe que a infecção é a evidência microbiológica ou sorológica da presença de microrganismos, estando incorreta, Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças. 

III - Verdadeira-  A colonização tem início até mesmo antes do parto e acompanha o indivíduo por toda a vida, de maneira relativamente uniforme entre as pessoas. A colonização de superfícies expostas como pele, e mucosas dos tratos respiratório, geniturinário e gastrointestinal, começa imediatamente após o nascimento. 

IV - Verdadeira-  A infecção é o estado resultante da entrada, fixação e multiplicação de microrganismos no corpo do hospedeiro, vencendo suas resistências e causando lesão tecidual, com manifestações locais e/ou sistêmicas. A infecção  pode ser direta, quando a infecção é adquirida por contato com um indivíduo doente. Infecção endógena, infecção devido a um microrganismo já existente no organismo, e que, por qualquer razão, se torna patogênico e Infecção exógena quando é provocada por microrganismos provenientes do exterior.

Gabarito: Letra C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C - apenas I, III e IV estão corretas. A assertiva I descreve com precisão o conceito de colonização, que é a presença de micro-organismos no corpo sem causar sintomas de doença. A assertiva II está incorreta, pois a evidência microbiológica ou sorológica da presença de micro-organismos é um diagnóstico de infecção e não sua definição. A assertiva III está correta, pois a colonização pode ocorrer desde o nascimento e acompanhar o indivíduo por toda a vida. A assertiva IV também está correta, pois a infecção é o resultado da entrada e multiplicação de micro-organismos no corpo do hospedeiro, causando lesões e sintomas.

A infecção ocorre quando microrganismos estão se multiplicando em grande quantidade e provocam alterações orgânicas.

Referência: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes em serviços de saúde – Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasília: Anvisa, 2021. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo