A Humanização deve ser compreendida, antes de tudo, como a “...
Em relação aos princípios da PNH, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A PNH traz como princípios o protagonismo, a corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos e dos coletivos no processo de produção de saúde. ( ) A “indissociabilidade entre atenção e gestão” propõe que clínica e política sejam inseparáveis, bem como a produção de saúde e a produção de sujeitos. ( ) A “transversalidade” proposta pela PNH sugere a necessidade de uma redução no grau de comunicação intra e intergrupos, considerando os saberes específicos de cada sujeito. ( ) Ao ratificar a autonomia dos sujeitos no processo de produção de saúde, a PNH gera uma menor efetividade quanto às mudanças esperadas na atenção e na gestão do cuidado.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a Política Nacional de Humanização (PNH) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando seus princípios fundamentais. A PNH é uma iniciativa do Ministério da Saúde, lançada em 2003, que busca valorizar os diferentes sujeitos envolvidos na produção de saúde, promovendo um atendimento mais humano e eficiente.
Para resolver a questão, é necessário compreender os princípios norteadores da PNH, como protagonismo, corresponsabilidade, autonomia, indissociabilidade entre atenção e gestão, e transversalidade.
Vamos analisar cada assertiva:
( ) A PNH traz como princípios o protagonismo, a corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos e dos coletivos no processo de produção de saúde.
Essa assertiva está Verdadeira. Um dos principais objetivos da PNH é promover o protagonismo dos usuários, trabalhadores e gestores, além de fomentar a corresponsabilidade e autonomia na produção de saúde.
( ) A “indissociabilidade entre atenção e gestão” propõe que clínica e política sejam inseparáveis, bem como a produção de saúde e a produção de sujeitos.
Essa assertiva está Verdadeira. O conceito de indissociabilidade significa que a gestão dos serviços de saúde e a atenção ao paciente devem estar integradas, garantindo um atendimento mais eficaz e humanizado.
( ) A “transversalidade” proposta pela PNH sugere a necessidade de uma redução no grau de comunicação intra e intergrupos, considerando os saberes específicos de cada sujeito.
Essa assertiva está Falsa. Na verdade, a transversalidade busca aumentar a comunicação e integração entre diferentes grupos e saberes, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo.
( ) Ao ratificar a autonomia dos sujeitos no processo de produção de saúde, a PNH gera uma menor efetividade quanto às mudanças esperadas na atenção e na gestão do cuidado.
Essa assertiva está Falsa. A autonomia dos sujeitos é vista como um fator que potencializa as mudanças positivas na gestão e no cuidado, e não como um obstáculo.
Portanto, a sequência correta de respostas, de cima para baixo, é: A - V V F F.
Para interpretar questões como essa, é importante focar nos conceitos centrais da PNH e lembrar que suas diretrizes buscam sempre a humanização e a melhoria das relações e processos de saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Corrigindo as
III- A transversalidade na PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre pessoas e grupos.
IV- Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se constituída com ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas o que gera maior efetividade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo