As síndromes depressivas são, atualmente, reconhecidas como ...
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é A - a distimia.
A distimia, atualmente chamada de transtorno depressivo persistente no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), é caracterizada por uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, mas muito duradoura. Essa condição começa frequentemente no início da vida adulta e pode durar vários anos. Para ser diagnosticada, os sintomas devem estar presentes de forma ininterrupta por pelo menos dois anos.
Os sintomas comuns da distimia incluem:
- Diminuição da autoestima
- Fadigabilidade aumentada
- Dificuldade de tomar decisões ou se concentrar
- Mal humor crônico
- Irritabilidade
- Sentimentos de desesperança
Vamos analisar as alternativas incorretas:
B - a depressão atípica: Esse tipo de depressão é caracterizado por sintomas que diferem dos sintomas clássicos da depressão maior. Pessoas com depressão atípica podem apresentar reatividade de humor (melhora temporária do humor em resposta a eventos positivos), ganho de peso ou aumento de apetite, sono excessivo, sensação de peso nos braços ou pernas e uma sensibilidade extrema à rejeição. Não se encaixa na descrição de uma depressão crônica e de longa duração como a distimia.
C - o estupor depressivo: Refere-se a um estado de inatividade física e mental extrema, onde o indivíduo pode ficar imóvel e praticamente sem resposta a estímulos externos. É uma condição mais grave e aguda que não se relaciona diretamente com a descrição de uma depressão crônica leve e duradoura.
D - a depressão psicótica: Esse subtipo de depressão é acompanhado por delírios e alucinações. Trata-se de uma forma mais severa de depressão, onde os sintomas psicóticos se manifestam, o que não corresponde à descrição de sintomas leves e crônicos da distimia.
E - a depressão agitada ou ansiosa: Este tipo de depressão é caracterizado por uma combinação de sintomas depressivos e de ansiedade, incluindo agitação psicomotora, inquietação e preocupações excessivas. Não corresponde ao quadro descrito de uma depressão crônica e leve.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema abordado na questão! Se precisar de mais algum auxílio, estarei à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Apesar de a questão trazer a referência de Dalgalarrondo, é possível responder pelo DSM, vejamos:
DSM V
A característica essencial do transtorno depressivo persistente (distimia) é um humor depressivo que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos 2 anos, ou por pelo menos um ano para crianças e adolescentes. Esse transtorno representa uma consolidação do transtorno depressivo maior crônico (p. 169). Durante os períodos de humor deprimido, pelo menos dois dos seis sintomas do Critério B estão presentes:
B. Presença, enquanto deprimido, de duas (ou mais) das seguintes características:
- 1. Apetite diminuído ou alimentação em excesso;
- 2. Insônia ou hipersonia;
- 3. Baixa energia ou fadiga;
- 4. Baixa autoestima;
- 5. Concentração pobre ou dificuldade em tomar decisões;
- 6. Sentimentos de desesperança;
Gabarito: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo