Os transtornos disruptivos do controle dos impulsos e da con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2572745 Psiquiatria
Os transtornos disruptivos do controle dos impulsos e da conduta vinculam-se a um espectro externalizante comum associado a dimensões de personalidade denominadas desinibição e retraimento, em menor grau, afetividade negativa. Essas dimensões compartilhadas da personalidade explicam o alto nível de comorbidade entre esses transtornos e a frequente comorbidade com transtornos por uso de substâncias e com transtorno de personalidade antissocial. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) por vezes é confundido ou tem como comorbidade o Transtorno de Conduta (TC), sendo o mais marcante o comportamento desafiador, hostil, humor raivoso/irritável.
( ) Nos transtornos de conduta, destacam-se sintomas como a agressividade física e sintomas opositores e desafiadores, rebeldia, crueldade com animais; falta de empatia, preocupação pelo sentimento dos outros, temperamento difícil; inadequação às situações do ponto de vista ético, culpa moral ou remorso.
( ) As abordagens psicoterapêuticas visam ao controle das situações impulsivas, à melhora da autoestima, ao controle das situações desencadeantes. Habitualmente, o atendimento é individual sem a necessidade de ser associado ao familiar.
A sequência está correta em 
Alternativas