No Brasil, a maior fonte de gases que provocam o efeito estu...
No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No tema abordado pela questão, estamos lidando com a emissão de gases de efeito estufa, que são substâncias presentes na atmosfera capazes de causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Esses gases incluem o ozônio, monóxido de carbono, dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio.
A questão específica está investigando qual é a maior fonte de emissão desses gases no Brasil. O entendimento desse tema é essencial para compreender o impacto das atividades humanas no aquecimento global e na qualidade do ar.
A alternativa correta é E - errado. A afirmação dada na questão diz que a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa no Brasil é a emissão veicular, seguida pela queimada de florestas e pela produção agropecuária. No entanto, essa ordem está incorreta.
Justificativa: No Brasil, a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa é, na verdade, a queimada de florestas e desmatamento, principalmente na região amazônica. Essa atividade é responsável por uma grande parte das emissões nacionais, devido à liberação de carbono armazenado nas árvores. A produção agropecuária, especialmente a pecuária, também é uma fonte significativa devido às emissões de metano pelos animais. As emissões veiculares têm um impacto menor em comparação a essas duas fontes.
Portanto, a ordem correta seria: queimadas e desmatamento como a maior fonte, seguido por produção agropecuária, e não as emissões veiculares como a maior fonte.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema da questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No Brasil, cerca de 75% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento, sendo o principal alvo a ser mitigado pelas políticas públicas. No mundo, as emissões de CO2 provenientes do desmatamento equivalem a 17% do total (Instituto Carbono Brasil, 2008).
ERRADA.
Queimada de florestas e produção agropecuária (liberação de metano pelo gado) ganham da queima de combustíveis fósseis por veículos.
Emissões brutas de GEE no Brasil em 2014:
42% - mudança de uso da terra
> O setor de mudança de uso da terra (MUT) corresponde às emissões por alterações da cobertura vegetal (desmatamento ou reflorestamento) e de alterações no uso da terra, incluindo variações de culturas e aplicação de calcário.
26%- energia
>Emissões de CO2 do setor de energia por segmento de atividade:
transporte- 46%
geração de eletricidade- 17%
indústria- 16%
produção de combustíveis- 12%
residencial- 5%
agropecuário- 4%
23%- agropecuária
> Os principais contribuintes para emissões no setor são o metano (CH4) emitido pela fermentação entérica na pecuária e o manejo de dejetos animais e o óxido nitroso (N2O) resultante do uso de fertilizantes nitrogenados.
5%- processos industriais
4%- resíduos
fonte: http://seeg.eco.br/wp-content/uploads/2016/09/WIP-16-09-02-RelatoriosSEEG-Sintese.pdf
Na Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, divulgada em 2016, mostra-se que para as emissões de gases de efeito estufa no Brasil, em 2012, os setores que mais contribuíram com a emissão líquida de dióxido de carbono, em ordem decrescente de importância, foram: Energia – agropecuária – Uso da terra e florestas – processos industriais – tratamento de resíduos
Arrumando a assertiva:
No Brasil, a maior fonte de gases que provocam o efeito estufa é a queimada de florestas, emissão veicular e produção agropecuária, nessa ordem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo