Sabendo que Max Weber buscou compreender a lógica de funcio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1705364 Sociologia
Sabendo que Max Weber buscou compreender a lógica de funcionamento do capitalismo, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê e analisar as demais alternativas.

Tema da Questão:

Esta questão aborda a compreensão de Max Weber sobre o desenvolvimento do capitalismo. Weber, um dos fundadores da Sociologia, buscou analisar como o capitalismo se consolidou como sistema econômico e quais fatores culturais e sociais foram determinantes para esse desenvolvimento.

Análise da Alternativa Correta (B):

A alternativa B está correta ao afirmar que, segundo Weber, o desenvolvimento do capitalismo dependeu do encontro entre o "espírito" capitalista do lucro e a ética da religião protestante baseada no autocontrole. Weber, em sua obra "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", argumenta que a ética protestante, especialmente o calvinismo, incentivava valores como o trabalho árduo, a frugalidade, e a reinvestimento do lucro, todos alinhados com o crescimento capitalista. Esses valores ajudaram a moldar uma mentalidade apropriada para o desenvolvimento do capitalismo moderno.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa não está correta. Embora Weber reconheça a importância da racionalização e da burocracia no desenvolvimento do capitalismo, ele não atribui o desenvolvimento capitalista exclusivamente ao controle dos meios de produção por uma elite. Para Weber, o foco está mais na racionalidade econômica e nos valores culturais do protestantismo.

C - Esta alternativa está incorreta porque descreve a teoria marxista de capitalismo, que se baseia na luta de classes entre capitalistas (que possuem os meios de produção) e trabalhadores (que só possuem sua força de trabalho). Weber não enfatiza a luta de classes, mas sim a racionalização e a ética protestante como motor do capitalismo.

D - Esta alternativa está parcialmente correta, pois Weber realmente fala sobre a transição de ações sociais tradicionais e afetivas para ações sociais racionais. No entanto, isso é um aspecto mais geral de sua teoria da racionalização e não especificamente sobre o desenvolvimento do capitalismo. A resposta não aborda diretamente a relação entre a ética protestante e o espírito do capitalismo, que é o foco da questão.

E - Esta alternativa está incorreta porque simplifica demais a visão de Weber. Embora o capitalismo envolva decisões racionais para maximizar lucros, Weber não afirma que é o sistema econômico mais evoluído. A sua análise é mais complexa e se concentra na maneira como a ética protestante influenciou o comportamento econômico e o desenvolvimento do capitalismo.

Espero que essa explicação tenha sido clara e ajudado a entender melhor a relação entre indivíduo e sociedade no contexto das teorias de Max Weber sobre o capitalismo. Caso tenha mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: letra B

Weber, em sua obra "A ética protestante e o Espírito do Capitalismo", traça uma relação entre a formação do capitalismo norte-americano e sua base religiosa protestante.

Para Weber, é importante destacar que há uma grande influência da Reforma Protestante, de Lutero, para a formação do capitalismo, com essa informação responderia a questão facilmente.

APMBB

Em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber explica que os adeptos do protestantismo ascético desmistificavam os rituais e o caráter mágico da religião e da salvação, dando ênfase às atitudes diárias e rotineiras, pois seria através delas que a salvação seria alcançada. Desta forma, mediante à valorização do trabalho e do ganho de dinheiro sem ostentação, contribuíram à emergência do espírito capitalista e sua consolidação concreta na sociedade.

Essas ações, entendidas como um dever moral, referentes, principalmente, à valorização do trabalho – manifestada através do conceito de vocação, isto é, um chamado de Deus ao exercício profissional – e ao ganho de dinheiro sem ostentação, foram fundamentais para a emergência do espírito capitalista e de sua consolidação concreta na sociedade.

erro da letra D : mencionar “evolução “?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo