Em “Portanto, somos responsáveis tanto pela nossa liberdade ...
( ) a termo “Portanto” expressa conclusão e pode ser substituído por “por conseguinte” sem alterar o seu sentido. ( ) a expressão “tanto pela nossa liberdade como pela nossa privação” indica uma concessão que permite a realização de um fato expresso. ( ) a expressão “somos responsáveis” apresenta um caso de locução verbal.
Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa. Está CORRETA a sequência
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I) Por conseguinte é uma conjunção conclusiva;
II) “tanto pela nossa liberdade como pela nossa privação” - tem sentido de equiparação e não de concessão;
III) “somos responsáveis” - não temos locução verbal, apenas o predicado, composto por verbo e predicativo do sujeito.
Gabarito letra A!
Gabarito lera A.
(V) a termo “Portanto” expressa conclusão e pode ser substituído por “por conseguinte” sem alterar o seu sentido. Portanto é uma conjunção coordenada conclusiva e pode ser substituída por: logo, por isso, assim, então, e, por conseguinte, pois (após verbos).
(F) a expressão “tanto pela nossa liberdade como pela nossa privação” indica uma concessão que permite a realização de um fato expresso. Concessão é uma ideia contraditória. Ex.: Embora estivesse doente, foi à festa. A expressão tem sentido de adição, substituir o como por e. somos responsáveis pela nossa liberdade e por sua privação” (linhas 06 e 07)
(F) a expressão “somos responsáveis” apresenta um caso de locução verbal. Somos é verbo ser, mas responsáveis é nome (adjetivo), logo não há uma locução verbal. Trata-se de um predicativo do sujeito, uma vez que um adjetivo (responsáveis) está qualificando o sujeito, e ainda tem-se um verbo de ligação (somos).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo