A respeito de “Existem pessoas que vivem se autodepreciando”...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1310098 Português
A respeito de “Existem pessoas que vivem se autodepreciando” (linha 13), pode-se afirmar:
I- A flexão verbal “Existem” pode ser substituída por “Há” sem sofrer nenhuma alteração na função sintática dos termos da oração. II- O termo “que” introduz uma oração subordinada, ampliando a significação de seu referente. III- Em “se autodepreciando” temos um caso de pronome enclítico, tendo em vista que a oração foi iniciada por verbo.
Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está(ão) CORRETA(s), apenas
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Errada. Da maneira como está escrita (com o verbo "existir"), o sujeito é pessoas que vivem se autodepreciando. Se o verbo for trocado por "haver", o sujeito será inexistente, e o termo destacado passaria a ser objeto direito em razão do o verbo "haver" no sentido de existir não aceitar sujeito.

II - Certa. O termo "que" retoma pessoas, portanto é pronome relativo. O pronome relativo inicia, via de regra, uma oração subordinada adjetiva e como não apresenta vírgula, é uma adjetiva restritiva, ampliando a significação de seu referente.

III - Errada. Trata-se de caso de próclise, e não ênclise.

Gabarito: C

Corrijam-me se eu estiver errado.

Abraços.

I - Errada - Sujeito é indeterminado - em razão do verbo na 3º pessoa do plural (EXISTEM) - eles existem. não sabemos quem existem.

Na substituição pelo verbo "HAVER" - Haver no sentido de "Existir" é impessoal e permanece do singular.

NÃO OCORRE EM ERRO gramatical.

MAS, a função sintática de alguns elementos é alterada sim, pois no verbo "Existem" o sujeito é indeterminado já no uso do verbo "Há" no sentido de existir o sujeito é inexistente.

II - Correto - o "que" por introduzir uma oração subordinada adjetiva e estabelecer uma função de adjetivo. Significando seu referente ou caracterizando-o.

Existem pessoas que vivem se autodepreciando

Existem pessoas autodepreciativas

III - Errado - Trata-se de caso de próclise, e não de ênclise. Em razão do termo atrativo "Que" Conjunção subordinativa. Que não permite que o pronome fique em posição enclítica em relação a locução verbal.

Seria também permitido as seguintes posições do pronome por ser uma locução verbal:

que se vivem autodepreciando (Aqui o pronome está proclítico do verbo auxiliar)

que vivem autodepreciando-se (Aqui o pronome está enclítico do verbo principal --- Verbo principal não sofre influencia do fator de atração)

que vivem-se autodepreciando (ERRADO) Aqui ocorre em erro, pois temos o fator de atração.

OBS: O FATOR DE ATRAÇÃO SÓ INFLUÊNCIA, EM LOCUÇÕES VERBAIS, O VERBO AUXILIAR.

Observação: essa questão eu errei, pois não prestei atenção no ponto I que a função sintática de alguns termos é alterada em relação a troca dos verbos. ENTÃO NÃO BASTA SABER! TER ATENÇÃO É ESSENCIAL.

Força para nós! Foça = substantivo; para nós = C.N; para = preposição; Nós = pronome oblíquo tônico.

Na assertiva II, a ideia de uma oração subordinada adjetiva restritiva é de restrição, especificação do sentido da oração principal. Então, como "ampliando a significação de seu referente" pode estar correta?

Adjetiva RESTRITIVA que amplia algo é nova para mim.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo