Considere C = comportamental e E = estrutural. Os diagramas ...
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A alternativa correta é a E, que corresponde à sequência E; E; C; E. Para compreender essa escolha, é essencial ter um conhecimento sobre os tipos de diagramas da UML 2.0 e suas categorizações como comportamentais (C) ou estruturais (E).
- Diagramas de Componentes: são estruturais e representam a organização e a dependência entre os componentes de software. Mostram como o software é dividido em componentes e como eles interagem.
- Diagramas de Objetos: também são estruturais, pois ilustram instâncias de classes (objetos) e as relações entre eles em um determinado ponto no tempo, refletindo assim a estrutura estática do sistema.
- Diagramas de Comunicação: fazem parte dos diagramas comportamentais e mostram como os objetos colaboram, através da troca de mensagens, para realizar uma funcionalidade do sistema.
- Diagramas de Estrutura Composta: são estruturais e descrevem a estrutura interna de uma classe e as interações de seus elementos internos (por exemplo, partes e portas) para realizar um comportamento determinado.
Assim, ao analisar cada tipo de diagrama e sua função correspondente, é possível identificar que a alternativa E (E; E; C; E) é a única que categoriza os diagramas corretamente com base em sua natureza estrutural ou comportamental.
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Diagramas estruturais |
Diagramas comportamentais |
Diagramas de interação (todos também são diagramas comportamentais)
|
Diagramas Estruturais: priorizam a descrição estática de estruturas de um sistema, como classes, atributos e operações destas últimas, além de prováveis relacionamentos entre tais construções.
Diagrama de classes
Diagrama de objetos
Diagrama de componentes
Diagrama de instalação
Diagrama de pacotes
Diagrama de estrutura Composta
Diagrama de Perfil
Diagramas Comportamentais: detalha o funcionamento (comportamento) de partes de um sistema ou processos de negócio relacionados a tal aplicação.
Diagrama de Caso de Uso
Diagrama de Estados
Diagrama de atividade
Diagramas de Interação: considerados um subgrupo dos diagramas comportamentais, sendo normalmente utilizados na representação de interações entre objetos de uma aplicação.
Diagrama de sequência
Diagrama de Interatividade
Diagrama de colaboração ou comunicação
Diagrama de tempo
e-
Cocipe - classe, objeto, componentes, implantação, package, estrutura composta. O que for cocipe, sera comportamento
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