Frame relay
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre Frame Relay e entender por que a alternativa correta é a D.
A alternativa D diz que o Frame Relay "é um protocolo de redes de computadores tipo WAN de alta capacidade que opera nas camadas físicas e de enlace de dados do modelo de referência de OSI."
Frame Relay é uma tecnologia utilizada para interconectar redes locais (LANs) em uma WAN (Wide Area Network). Ele foi desenvolvido para ser eficiente e rápido, utilizando um método de comutação de pacotes que permite a transmissão de dados, voz e vídeo. As principais características do Frame Relay são:
- Opera nas camadas 1 (física) e 2 (enlace de dados) do modelo OSI.
- Proporciona uma alta capacidade de transmissão de dados.
- Utiliza comutação de pacotes, o que o torna mais eficiente para tráfego de dados variável.
Agora, vejamos as demais alternativas para entender por que estão incorretas:
- A - Esta descrição refere-se ao DNS (Domain Name System), que é um sistema para conversão de nomes de domínios em endereços IP, e não tem relação com Frame Relay.
- B - Esta alternativa fala sobre ARP (Address Resolution Protocol) e sua relação com IPv4 e IPv6, o que não tem conexão com o Frame Relay.
- C - A descrição aqui é do ATM (Asynchronous Transfer Mode), que trabalha com células de tamanho fixo, enquanto o Frame Relay usa pacotes de tamanho variável.
- E - Esta alternativa está descrevendo o MPLS (Multiprotocol Label Switching), que utiliza rótulos para encaminhamento de pacotes, diferente do Frame Relay.
Portanto, a alternativa D é a correta, pois descreve com precisão o funcionamento e as características do Frame Relay.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO D
Definição aparentemente retirada do Wikipédia.
Frame Relay é um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. Esta tecnologia utiliza comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (routers), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível.
A) é um sistema de conversão de nomes, hierárquico e distribuído para gestão de nomes para computadores, serviços ou qualquer máquina conectada a uma rede de computadores.
- Trata-se do DNS (Domain Name System)
B) é encapsulado no IP e é executado somente no IP-v4 em subrede, enquanto no IP-v6 é executado no enlace, usando apenas o enlace do endereçamento local.
- Trata-se do protocolo de roteamento OSPF (Open Shortest Path First)
C) é uma tecnologia de rede de computadores baseada na transferência de pacotes relativamente pequenos chamados de células com tamanho definido, permitindo transmissão de áudio, vídeo e dados pela mesma rede.
- Trata-se do ATM (Asynchronous Transfer Mode)
E) é um protocolo com um mecanismo de transporte de dados que permite a sinalização de tunelamento usando rótulos para levar as informações entre dois pontos de uma rede.
- Trata-se do MPLS (Multiprotocol Label Switching)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo