Na situação de saída dos filhos de casa, o paciente deve ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170233 Psicologia
Um dos motivos que leva o idoso ao consultório do psicólogo é
a depressão, que, ao ser investigada, revela as dificuldades do
idoso em lidar com situações de perdas específicas. Julgue os
itens a seguir, referentes à clínica cognitivo-comportamental com
o idoso.

Na situação de saída dos filhos de casa, o paciente deve ser estimulado a criar uma nova rotina que envolva outros interesses, outros objetivos de vida, além da criação dos filhos. A terapia deve buscar a reformulação das crenças distorcidas, eliminando o processamento falho de informações, as interpretações tendenciosas e pouco realistas dos fatos da vida.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é C - certo.

O tema central desta questão é a abordagem da terapia cognitivo-comportamental (TCC) com idosos, especialmente em relação à depressão e às dificuldades que surgem em situações de perda, como a saída dos filhos de casa. Este evento pode desestabilizar o idoso, gerando sentimentos de vazio ou perda de propósito.

A clínica cognitivo-comportamental é uma abordagem terapêutica que visa ajudar o paciente a identificar e modificar pensamentos distorcidos e comportamentos inadequados. No contexto da questão, a TCC busca estimular o idoso a desenvolver novas rotinas e interesses, além de reformular crenças distorcidas que podem estar exacerbando sua sensação de perda.

Esta estratégia é fundamental para ajudar o idoso a lidar com a transição de papéis e encontrar novos objetivos na vida, que não estejam exclusivamente ligados à criação dos filhos. O objetivo é evitar o processamento falho de informações e as interpretações tendenciosas, que são características comuns em quadros depressivos.

Agora, por que a alternativa é considerada correta? A proposta de incentivar novas rotinas e interesses está alinhada com os princípios da TCC, que busca justamente modificar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para o mal-estar do paciente. Ao propor novas metas e interesses, o idoso tem a oportunidade de reconstruir sua identidade e encontrar satisfação em diferentes áreas da vida.

As alternativas que sugerem que essa abordagem não seria adequada estariam incorretas, pois ignorariam o potencial que a TCC tem de promover mudanças significativas no bem-estar emocional do idoso, ao ajudá-lo a lidar de maneira mais saudável com situações de mudança e perda.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo