"A sua hipótese fundamental [do positivismo] e de qu...
(LOWI, Michel. Ideologias e Ciencia Social. Sao Paulo: Ed. Cortez, 2006, p. 38.)
Com base nas considerações do autor a respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a falsa.
( ) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para conhecer a natureza.
( ) Para o positivismo a sociedade é regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia.
( ) Para o positivismo as ciências da natureza sâo ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas.
As afirmativas são, respectivamente,
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Alternativa correta: D - V, V e F.
A questão aborda o tema do positivismo, uma corrente de pensamento importante no nascimento da sociologia. O positivismo, fundado por Auguste Comte, defende que a sociedade humana é regida por leis naturais, semelhantes às leis que regem os fenômenos físicos. Este entendimento tem implicações diretas nos métodos e procedimentos utilizados para estudar a sociedade, que são inspirados nas ciências naturais.
Vamos analisar cada afirmativa:
( ) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmos que são utilizados para conhecer a natureza.
Esta afirmativa é verdadeira. No positivismo, acredita-se que a mesma abordagem científica utilizada nas ciências naturais pode e deve ser aplicada ao estudo da sociedade. Isso implica o uso de métodos empíricos e objetividade na investigação social.
( ) Para o positivismo a sociedade é regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade é do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia.
Esta afirmativa também é verdadeira. O positivismo postula que as leis que governam a vida social são de natureza similar às leis naturais, como as da biologia ou da astronomia. Assim, a sociologia, segundo os positivistas, deve buscar essas leis e estudá-las de maneira científica.
( ) Para o positivismo as ciências da natureza são ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas.
Esta afirmativa é falsa. O positivismo não faz essa distinção entre ciências naturais e sociais. Pelo contrário, defende que as ciências sociais devem ser tão objetivas e explicativas quanto as ciências naturais, utilizando métodos semelhantes para alcançar conhecimento seguro e empírico sobre a sociedade.
Dessa forma, a alternativa D é a correta, pois classifica corretamente as afirmativas como Verdadeiro (V), Verdadeiro (V) e Falso (F).
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Comentários
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Ø O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais.
Ø É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.
Ø O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que se identificassem, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.
Ø O positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.
Ø Uma abordagem positivista na sociologia defende a ideia de que o conhecimento objetivo pode ser produzido por meio da observação, da comparação e da experimentação.
Ø Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.
Ø Em sua acepção mais ampla, o termo positivismo serve para designar toda teoria filosófica ou científica que reivindica para si o puro e simples conhecimento dos fatos ou que pretende apoiar-se em certezas do tipo experimental. Positivismo e comtismo não podem, assim, ser confundidos, ainda que as duas doutrinas estejam evidentemente ligadas.
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