Elementos de concreto protendido são aqueles nos quai...
Elementos de concreto protendido são aqueles nos quais parte das armaduras ativas é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão, com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no Estado Limite Último (ELU). Acerca desse tema, julgue o item que se segue.
As armaduras ativas do tipo barras, fios isolados e cordoalhas são classificadas pela NBR 7482:2008 como
CA 25, CA 50 e CA 60.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento estruturas de concreto, especificamente sobre armaduras.
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.
O concreto armado caracteriza-se pelo fato de as armaduras estarem aderidas ao aço, sem a aplicação de alongamentos iniciais. Por essa razão, diz-se que a armadura é passiva. Por sua vez, no concreto protendido as armaduras são tracionadas, isto é, são ativas.
Acerca da afirmação da questão, primeiramente vale ressaltar que a ABNT NBR 7482 (2008) trata apenas sobre fios de aço de alta resistência, empregados em elementos de concreto protendido., como os CP-160 e CP-175, por exemplo. Essa norma sequer trata sobre os aços CA-25, CA-50 e CA-60. Por essa razão, a afirmativa da questão está errada.
A ABNT NBR 7480 (2007) é o código normativo que trata sobre os aços estruturas de concreto armado (caso dos aços CA-25, CA-50 e CA-60). Nesse contexto, essa norma especifica que:
· Aços CA-25 e CA-50 são barras, enquanto o CA-60 são fios;
· Barras CA-25 possuem resistência característica ao escoamento de 250 MPa. Elas caracterizam-se por possuírem superfície lisa;
· Barras CA-50 possuem resistência característica ao escoamento de 500 MPa. Elas são providas de nervuras;
· Fios CA-60 possuem resistência característica ao escoamento de 600 MPa e, além disso, eles podem ser lisos, nervurados ou entalhados.
Gabarito do professor: ERRADO.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7482: Fios de aço para estruturas de concreto protendido - Especificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7480: Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado - Especificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As nomenclaturas mencionadas na assertiva são referentes ao Concreto Armado (CA), e não Concreto Protendido (CP).
Armaduras para concreto armado:
BARRAS: CA-25 E/OU CA-50
Fios de aço: CA-60
BARRAS LISAS CA-25 : Dever ter SUPERFÍCIE obrigatoriamente LISA.
BARRAS CA-50: São OBRIGATORIAMENTE PROVIDAS DE NERVURAS
FIOS CA-60:Podem ser lisos, entalhados ou nervurados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo