São os princípios que regem uma licitação pública, EXCETO:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1311683 Direito Administrativo
São os princípios que regem uma licitação pública, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em se tratando de princípios informativos do procedimento licitatório, deve ser aplicado o teor do art. 3º da Lei 8.666/93, que assim estabelece:

"Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos."

À luz deste rol, em cotejo com as opções oferecidas pela Banca, percebe-se que o único princípio que aí não se encontra contemplado é o da fraternidade.

Logo, a resposta encontra-se na letra C.



Gabarito do professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

Famoso LIMPE

Legalidade

Impessoalidade

Moralidade

Publicidade

Eficiência

Gabarito: C

Lei 8.666/1993

Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

gab C

princípios expressos

LIMPI PRO VINCU JULGA Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Igualdade Probidade administrativa Vinculação ao instrumento convocatório Julgamento objetivo

A questão exige conhecimento da Lei 8666/93 – Lei de Licitações, em especial dos princípios observados pela referida lei. Nos termos do art. 3º, caput, da Lei 8666/93:

“Art. 3 A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos”.

Vamos às alternativas, lembrando que é pedida a alternativa que NÃO consta um princípio que rege a licitação pública.

Letra A: incorreta. O princípio da publicidade também está previsto expressamente no art. 37, da CF/88, e nos diz que, em regra, são públicos e devem ser divulgados os atos praticados pela Administração – o que comporta exceção, desde que devidamente fundamentado e previsto em lei. Quando aplicado em uma licitação, permite a ampla divulgação do certame, reunindo mais interessados em licitar (lembre-se da busca da proposta mais vantajosa à Administração). Também permite ao cidadão e aos órgãos de controle a fiscalização do procedimento e do trato com o dinheiro público.

Letra B: incorreta. O princípio da impessoalidade (também associado ao termo "finalidade" ou “isonomia”) traduz-se na ideia de que a licitação deve buscar o interesse coletivo (e não o interesse particular), sem qualquer discriminação gratuita ou promoção pessoal pelo agente público(art. 37, §1º, da CF/88).

Letra C: correta. Não existe o princípio da fraternidade regendo uma licitação pública (trata-se de um termo aleatório). Ademais, não consta no mencionado art. 3º, da Lei 8666/93.

Letra D: incorreta. O princípio da legalidade, também constante no art. 37, da Constituição Federal, dispõe que a Administração Pública conduzirá o processo licitatório na forma que a lei autoriza/determina.

Gabarito: Letra C.

Princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa(moralidade), da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

Além destes: Segurança Jurídica, Supremacia do Interesse Público, Indisponibilidade do Interesse Público, Continuidade do Serviço Público, Motivação, da vedação à oferta de vantagens, da Indistinção(igualdade), da Competitividade, da inalterabilidade do edital, sigilo da proposta, do formalismo procedimental, Formalismo moderado e adjudicação compulsória.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo