Os tipos mais utilizados de concreto na construção civil são...
Os tipos mais utilizados de concreto na construção civil são: concreto simples; concreto armado; concreto protendido; concreto leve; concreto pesado; concreto de alta resistência (CAR); e concreto de alto desempenho (CAD). Com relação aos tipos de concreto, julgue o item subsequente.
No aspecto da resistência característica, o concreto de
alta resistência está acima de 50 MPa e abaixo de 90 MPa. O concreto de alto desempenho tem o fator
a/c abaixo de 0,40, recebendo aditivos pozolânicos, ou com propriedades, desde que, na sua utilização correta,
adquira propriedades cimentantes (ligantes). Já o
concreto protendido possui maior durabilidade, uma vez
que fissura menos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Conclui-se que a questão descreve os 3 materiais de forma correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém pode me tirar uma dúvida ?
A questão diz : 50 MPa e abaixo de 90 MPa, ou seja, a questão limitou até 90 MPa. A NBR 8953:2015 contém o concreto da classe C100 como de alta resistência. A questão se equivocou no gabarito, ou eu interpretei a norma erroneamente ?
Encontrei essa passagem em um trabalho do IBRACON, segue:
"No Brasil não há uma definição consensual do CAD, apenas do CAR. A ABNT NBR 8953:2009 – Concretos para fins estruturais – Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência - divide as misturas em duas classes. A classe I abrange concretos de resistência de 20 até 50MPa, com intervalos de 5MPa. Já a classe II, considerada a classe para os CAR, especifica os concretos de 55 até 80MPa (55, 60, 70 e 80MPa). É importante ressaltar que a ABNT NBR 6118:2007 utiliza essa mesma classificação. O ACI (American Concrete Institute) adota o mesmo limite de 55MPa para o concreto a ser um CAR."
No mesmo trabalho :
"O CAD deve apresentar, simultaneamente, alta trabalhabilidade, alta resistência e alta durabilidade. Claro que o conceito de ‘alta’ é subjetivo, mas pode ser entendido como acima do normal para determinadas aplicações. Para efeitos práticos, grande parte da literatura adota como parâmetro definidor do CAD aos concretos que apresentam relação a/c ou a/ag entre inferior a 0,4."
Acredito que tenham retirado deste trabalho, ou, considerado a norma menos atualizada.
FONTES: https://www.phd.eng.br/wp-content/uploads/2014/07/lc53.pdf / https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=forums&srcid=MDA4MjMzNzEyNzk0MDYyNDU0NTYBMDI3ODM2MjEyNjAzOTE5NjQ1ODEBdkRpT3JIUnlBQUFKATAuMQEBdjI
NBR 6118-2014
1.2 Esta Norma aplica-se às estruturas de concretos normais, identificados por massa específica seca maior do que 2 000 kg/m3, não excedendo 2 800 kg/m3, do grupo I de resistência (C20 a C50) e do grupo II de resistência (C55 a C90), conforme classificação da ABNT NBR 8953. Entre os concretos especiais excluídos desta Norma estão o concreto-massa e o concreto sem finos
analisando por termo:
1 - No aspecto da resistência característica, o concreto de alta resistência está acima de 50 MPa e abaixo de 90 MPa.
Concretos de Alta Resistência (CAR) segundo a definição da NBR 12655 (2015) é: concreto de alta resistência: concreto com classe de resistência à compressão do grupo II da ABNT NBR 8953 (maior que C50)
Analisando a NBR 8953 (2015) ela diz que os concretos do grupo II (que são os CAR), vão até 100 MPa.
Apesar da norma NBR 6118 falar que vai até 90 MPa, essa norma é de 2014, antes da NBR 8953.
Ou seja, questão era pra ser no mínimo anulada.
2- O concreto de alto desempenho tem o fator a/c abaixo de 0,40, recebendo aditivos pozolânicos, ou com propriedades, desde que, na sua utilização correta, adquira propriedades cimentantes (ligantes).
Correto.
3 - Já o concreto protendido possui maior durabilidade, uma vez que fissura menos.
Correto. Segundo a própria definição da NBR 6118:
Elementos de Concreto Protendido: Aquele nos quais parte das armaduras é previamente alongada pro equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura, bem como propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no ELU
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo