Em determinado Conselho Regional de Contabilidade existem ci...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- O ponto estratégico da entrada e saída do conselho deve ser ocupado por um guarda. Como há quatro guardas disponíveis, esse ponto pode ser ocupado de 4 formas distintas.
- Após escolher o guarda que ficará na entrada e saída, restam três guardas para ocupar os outros quatro pontos estratégicos. Como cada ponto pode ser ocupado por no máximo um guarda, temos que considerar a possibilidade de um ponto ficar vazio. Assim, o segundo ponto pode ser ocupado de 4 formas distintas (três guardas ou nenhum guarda).
- Após escolher o guarda que ficará no segundo ponto (ou deixá-lo vazio), restam dois guardas para ocupar os outros três pontos estratégicos. Da mesma forma, o terceiro ponto pode ser ocupado de 3 formas distintas (dois guardas ou nenhum guarda).
- Após escolher o guarda que ficará no terceiro ponto (ou deixá-lo vazio), resta um guarda para ocupar os outros dois pontos estratégicos. Da mesma forma, o quarto ponto pode ser ocupado de 2 formas distintas (um guarda ou nenhum guarda).
- Finalmente, após escolher o guarda que ficará no quarto ponto (ou deixá-lo vazio), não resta nenhum guarda para ocupar o quinto ponto estratégico. Assim, o quinto ponto só pode ser ocupado de 1 forma distinta (nenhum guarda).
Portanto, aplicando o PFC, temos que o número de formas distintas que os guardas podem ser alocados nos cinco pontos estratégicos é:
4 x 4 x 3 x 2 x 1 = 96
4 vigilantes pra 5 postos.
4.3.2.1 = 24.
Em circunstâncias normais, multiplicaríamos o resultado pelo número de postos vazios(5), mas como um posto deve sempre estar preenchido, multiplicamos só por 4.
24x4 = 96
PENSEI QUE ERA UMA GUARDA PARA ENTRADA E OUTRO PARA A SAÍDA PELO VISTO TEM UM SUPER HOMEM QUE VIGIA A ENTRADA E SAÍDA AO MESMO TEMPO RSRSRS PALMAS PARA ESSE CAMARADA...........
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo