As curvas de nível são equidistantes e dependem da escala do...
As curvas de nível são equidistantes e dependem da escala do desenho. Com base nessa informação e na figura acima apresentada, julgue o item a seguir.
Partindo de uma mesma cota de referência entre duas
ou mais elevações, é possível comparar as cotas, sendo,
então, determinados os talvegues, que são os pontos
elevados divisores de águas entre as elevações.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Topografia trata-se de uma área responsável por estudar as características naturais e/ou artificiais de um terreno, no contexto altimétrico e planimétrico. Nesse contexto, três conceitos importantíssimos são o de azimute, deflexão e de rumo.
Numa planta topográfica, as curvas de nível são linhas imaginárias (representativas) que unem todos os pontos que possuem a mesma cota altimétrica (altitude) em uma região.
Assim, as curvas de nível possibilitam a interpretação tridimensional do relevo de um terreno, visto que elas destacam a posição no plano e a cota altimétrica dos pontos de um terreno.
Nesse contexto, quanto mais plano for um terreno, menor sua inclinação e, consequentemente, menor a variação de altitude, resultando curvas de níveis mais espaçadas. De forma oposta, quanto mais íngreme for um terreno, maior a variabilidade de altitude e, como consequência, as curvas de níveis ficarão mais próximas umas das outras. Visto isso, os principais acidentes geográficos naturais são:
- Depressão: superfície em que curvas de nível de maior valor circundam as de menor. Isto é, tem-se uma diminuição de relevo conforme se caminha para o centro;
- Elevação: contrário da depressão. Ela compreende uma superfície caracterizada pelo fato de curvas de nível de menor valor envolverem as de maior. Ou seja, há um aumento de relevo conforme se caminha para o centro;
- Espigão: elevação alongada que tem origem em um contraforte (saliências que se destacam de uma cordilheira, formando vales laterais).
Em especial, o talvegue consiste nos pontos mais baixos, constituindo divisores de águas entre as elevações. Portanto, a afirmativa do enunciado está errada.
Gabarito do professor: errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"...os talvegues, que são os pontos mais baixos, os divisores de águas entre as elevações."
Talvegue: linha de encontro de duas vertentes opostas (pela base) e segundo a qual as águas tendem a se acumular formando os rios ou cursos d’água.
Se você olhar a imagem referente ao Talvegue, vai entender tudo
http://www2.uefs.br/geotec/topografia/apostilas/topografia(11).htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo