Com relação ao diagnóstico indireto da Brucelose, de acordo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2700143 Veterinária

Com relação ao diagnóstico indireto da Brucelose, de acordo com a Instrução Normativa SDA Nº10, de 3 de março de 2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no que diz respeito ao Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A é a incorreta na questão apresentada.

No contexto do diagnóstico indireto da Brucelose, a Instrução Normativa SDA Nº10, de 3 de março de 2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), regula os procedimentos a serem seguidos conforme o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). Este programa estabelece testes específicos para o diagnóstico e confirmação da brucelose em animais.

Analisando a alternativa A: A afirmação de que o teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) é utilizado como teste confirmatório ao teste de Fixação de Complemento e o Teste de Polarização Fluorescente está incorreta. Na prática, o AAT é um teste de triagem e não um confirmatório. Ele é utilizado inicialmente para identificar animais potencialmente infectados, que devem então ser submetidos a testes confirmatórios.

Alternativa B: Corretamente descreve que o teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME) pode ser utilizado como teste confirmatório em animais reagentes ao teste do AAT. Isto se encaixa nos procedimentos confirmatórios estabelecidos, pois o 2-ME é um teste que ajuda a verificar a presença de anticorpos que sugerem infecção ativa.

Alternativa C: A afirmação é correta, pois o teste de Fixação de Complemento é de fato utilizado como teste confirmatório, especialmente em casos de brucelose, para verificar a presença de anticorpos específicos.

Alternativa D: Também está correta, já que o Teste de Polarização Fluorescente (FPA) pode ser usado tanto como um teste único quanto como um confirmatório, particularmente em animais que reagiram ao AAT ou tiveram resultados inconclusivos no teste do 2-ME.

Entender a hierarquia e o propósito de cada teste é crucial para o diagnóstico adequado da brucelose, garantindo que as medidas sanitárias corretas possam ser aplicadas para o controle e erradicação da doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo