A hemovigilância é considerada como um conjunto de procedime...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2684388 Direito Sanitário

A hemovigilância é considerada como um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre os eventos adversos ocorridos nas suas diferentes etapas para prevenir seu aparecimento ou recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e receptor. Embora a maior parte das doações de sangue transcorra sem qualquer intercorrência, ocasionalmente algum doador poderá apresentar reações. Sobre este assunto, analise as afirmações abaixo:


I. Um dos sinais e sintomas de reações locais à doação de sangue total por punção arterial é: hematoma, pseudoaneurisma, fístula arteriovenosa e síndrome compartimental.

II. A hipovolemia pode ocorrer devido à coleta excessiva de sangue total, homogeneizadores descalibrados e falhas do processo de coleta. A observância de sinais e sintomas, como a hipotensão arterial, tonturas, mal-estar e fraqueza, é fundamental na execução da hemovigilância, sendo que o aumento da frequência cardíaca é o principal diferencial entre hipovolemia e reação vagal.

III. Reações adversas como: toxicidade do citrato, reação alérgica sistêmica e a embolia gasosa podem ocorrer quando há uma doação de componentes sanguíneos por aféreses e são exclusivas dos procedimentos de coletas por aféreses, acontecendo, no entanto, com uma frequência menor.

IV. A doação de células progenitoras hematopoéticas de sangue periférico (CPH-SP) e de medula óssea (CPH-MO) são procedimentos bem estabelecidos, realizados por milhares de doadores. Embora doadores e receptores estejam conscientes de que esses procedimentos não são isentos de risco, toda a comunidade envolvida nos processos de transplantes deve maximizar esforços a fim de minimizar os riscos aos doadores, como por exemplo: mialgia, febre, dor óssea, trombose, acidente vascular encefálico, infarto do miocárdio, rotura ou infarto esplênico e lesão pulmonar aguda.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas